Idade importa?

By | November 20, 2008

Estava lendo este artigo no /. e fiquei pensando nesta pergunta.

Em IT, idade importa? Com meus 28 anos de vida e 10 anos de IT nunca tinha parado pra pensar nisso até começar no meu trabalho atual.

Nos meus empregos anteriores as equipes eram razoavelmente jovens, mas sempre tive alguém mais velho (>= 50) trabalhando junto. Seja como team leader ou peer e nunca dei realmente importância para a idade, mas para a competência da pessoa.

Logo nos primeiros dias no meu atual emprego um dos meus colegas me pergunta: “Mas quantos anos você tem?”. “28”, respondo eu. “Nossa. Eu não sabia que eles estavam contratando gente tão jovem”.

E ai que meu caiu a ficha. Eu sou, pelo menos, 10 anos mais novo que o segundo cara mais novo da equipe. Consequentemente meus 10 anos de experiência parecem pouco ao ouvido deles.

Mas a questão é: Idade importa? Profissionalismo, maturidade e conhecimento técnico é o que realmente deveriam fazer a diferença certo?

Tempo de experiência? Talvez… depende muito do tipo de experiência. O mesmo sujeito que não sabe o básico do básico e vira e mexe larga um “Eu tenho 19 anos de experiência em IT”.

Posso estar sendo injusto, mas considero que os 19 anos dele gastos em micro e pequenas empresas (sendo o maior ambiente que ele já atuou o atual, com cerca de 50 servidores e 15.000 usuários) é uma piada perto dos meus 10 anos gastos em algumas das maiores empresas do mundo como funcionário e como consultor em ambientes com 25.000 servidores e 250.000 usuários.

Na minha opinião: Idade não importa, mas competência profissional sim. E experiência importa, desde que seja relevante e não apenas longa e chata.

Em tempo: Que saudades do meu último emprego no Brasil. Não aguento mais trabalhar com nego frouxo.

2 thoughts on “Idade importa?

  1. nod3vic3

    Pô eu não tenho tanta expêriencia assim, mas se arrumar uma vaga aí em um ano fico afiado, 🙂

  2. Silvio Fonseca

    É amigo, sou obrigado a concordar com você. Idade não conta tanto se o cara tiver uma experiência decente. Trabalhar em um ambiente grande faz muita diferença, descobrir que Change Management não é frescura, que tirar algum sistema do ar no meio do dia não é aceitável (nem quando é “rapidinho”), que link/switch/server de redundância não é jogar dinheiro fora…

    Ah sim, tem hora que idade atrapalha, quando o cara fala que trabalha a 20 anos com produto X e não deixa tirar do ar mesmo com produtos melhores e mais avançados no mercado.

    Quanto aos frouxos, vai a dica: 1) Quando abrir uma vaga, faça o lobby para um brasileiro, 2) Vire chefe e mostre que a vida não é tão simples.

Comments are closed.