Lifehacker

By | January 18, 2008

Eficiência, efetividade, produtividade, automação, simplicidade, economia… Tantas palavras não conseguem definir o que é lifehacker, apesar de todas serem parte integrante do sentido que quero aqui.

Fazer as coisas de forma simples, funcional e eficaz, conseguindo o melhor resultado possível no menor período de tempo sempre foi meu objetivo quando executando meu trabalho. Desde o meu amadurecimento profissional percebi que não dava pra levar o ritmo do meu dia-a-dia como nos tempos de faculdade/trampo-de-meio-período-que-durava-umas-12-horas.

Quando você recebe uma tarefa numa grande empresa você precisa entregar ela de volta rápido, senão alguém vai reclamar. Alguém vai perceber que você demorou ou que você não fez. Não tem como varrer pra baixo do tapete nem empurrar com a barriga.

Normalmente começa com o chefe dando uma tarefinha simples pro novo funcionário (no caso eu). A expectativa dele é muito muito baixa, afinal você nem sabe onde fica o banheiro da empresa ainda, quem dirá resolver uma tarefa?

Ai você (no caso eu) resolve as coisas rápido e, depois daquela cara de espanto, o chefe te delega outra tarefinha ridícula. Resolvida logo em seguida começa o loop infinito (while true; do). Mais tarefas, mais soluções, mais tarefas…

Até o momento que atinge o máximo de produtividade possível. Você (ou eu) não consegue mais gerenciar suas atividades. Você (ou eu) está tocando 6 projetos sozinho e de vez em quando ainda fica até mais tarde ou vai em uma reunião de emergência pra quebrar o galho do chefe ou de algum colega.

O que você (ou eu) faz? Espana? Pede pra sair? Assume que é um fraco?

Negativo, amigo. Você usa suas poucas horas de folga (conhecidas como hora da janta, hora de dormir e hora do fretado – porquê hora do almoço você não tem faz tempo) pra estudar como sair desse loop maldito e voltar a ter uma vida.

Minha primeira fonte de informações veio do Efetividade.net, do Augusto Campos. Acessei a primeira vez mais de curioso, já que na minha cabeça o Augusto só podia falar de linux.

Depois de ler vários artigos interessantes, eu vi a indicação dele do livro “A arte de fazer acontecer” e empolguei quando li um resumo do GTD. Comprei logo dois: Um pra mim e um pro meu pai.

O livro é animal e mudou radicalmente meu conceito de gerenciamento de tempo e projetos.

Com conceitos simples e eficazes implementados as coisas começaram a andar nos eixos. Continuei a tocar vários projetos ao mesmo tempo, mas não só consegui limpar minha inbox, como também ler e processar os cerca de 300 emails diários que passavam pela minha caixa de entrada.

Bem na época que as coisas estavam críticas também entrou uma pessoa nova no time e eu fiquei de “mentor”. Por isso a parte de “delegar” também foi ativada e quando eu percebi já estava tendo uma conversa com o meu team leader sobre novos projetos que eu queria tocar.

Mas a vida… a vida é uma caixinha de surpresas

Pouco tempo depois eu pediria demissão e mudaria aqui pro Canadá, com um novo trampo e começando novamente o ciclo que citei ali em cima.

A única diferença é que agora eu já conheço GTD e já sei como implementá-lo no meu dia-a-dia. E por isso os dias estão sendo muito chatos.

As poucas tarefas que recebo eu executo rapidamente e, já prevendo que ela possa aparecer de novo, eu já implemento algum tipo de automação pra ela, assim da próxima vez vou demorar apenas alguns segundos para executar o que demorei algumas horas na vez inicial. E isso tem dado resultado.

O chato é que atualmente consigo resolver todas as minha tarefas diárias no trabalho antes das 11hrs (eu entro 09:30). Estou na torcida pra aparecer mais coisa logo, já que viciei em GTD e as coisas ficam muito sem graça quando não tenho como implementá-lo por falta de tarefas…. 😛

Infelizmente o acesso internet no serviço é muito restrito e não consigo fazer quase nada além de trabalhar. Mesmo pra checar meu email pessoal eu tenho que ir até um dos “quiosques” de acesso livre pra poder fazer isso.

Se você é workaholic igual eu e está quase no máximo da sua produtividade, aprenda sobre GTD e busque informações sobre Lifehack. Até coisas simples, como tirar e dobrar uma camiseta em 10 segundos, podem te ajudar a ter um dia mais produtivo e com horas de folga no final e ajuda na tal da “qualidade de vida”.

De brinde, fica uma frase que vi uma vez estampada nas paredes de um cliente: “Rapidez é a essência. A perfeição é muito cara e demanda tempo e dinheiro demais.”

One thought on “Lifehacker

Comments are closed.