Já faz um pouco mais de um mês que mudamos para os EUA e essa semana a esposa está na terrinha (Canadá) e então achei que era um bom momento para falar das primeiras impressões.

No trabalho várias pessoas me perguntam o que estou achando daqui e o que mais me chamou a atenção nas diferenças entre Canadá e EUA. E minha resposta, invariavelmente, tem sido: Como tem gente por aqui!

Se alguém que vive no Brasil, principalmente numa das capitais, mudasse para cá com certeza não iria perceber isso, mas tendo passado 8 anos no Canadá – em Halifax ainda por cima – tem sido um choque (olha o exagero) pra mim como tem gente aqui na região onde estamos morando.

Por exemplo: Em Halifax a gente pegava a aula das 6 da manhã no CrossFit. Era a primeira aula. No caminho inteiro a gente cruzava com meia dúzia de carros e quase todos os semáforos ainda estavam desativados, apenas piscando. Não precisa de semáforo antes das 6 da manhã em Halifax.

Aqui a gente ainda vai na aula das 6, mas é a segunda do dia. Tem uma aula às 5. Outro dia eu contei 6 pessoas na aula das 5!! E eu achei que eu era hardcore… De qualquer forma, não é trânsito pesado, mas tem uma quantidade substancial de carros circulando às 5 e pouco da manhã. Todos os semáforos funcionando, um tráfego considerável.

Outra coisa que me chamou a atenção é que o Colorado (ou pelo menos aqui a região de Denver) é mais bilingüe do que Halifax. Vale lembrar que o Canadá é oficialmente um país bilingüe (Inglês e Francês), mas na Nova Scotia super-mercados, lojas e serviços não costumam ter placas ou funcionários bilingües. Aqui tudo – desde Walmart até bancos e restaurantes – tem tudo em inglês e espanhol, com uma boa parte dos funcionários sendo latinos. Acho que as aulas do Duolingo vão valer a pena.

Moradia é uma coisa complicada de comparar. Eu morava num lugar que eu gostava muito. Uma casa isolada, sem vizinhos, silêncio absoluto, no meio do mato. Mas eram uns 25~45 minutos do trabalho dependendo do trânsito e condições do tempo. A casa era nossa e os pagamentos não eram muito pesados. Por outro lado era uma casa simples.

Aqui moramos não exatamente num condomínio, mas num bairro fechado. Existem apenas 2 entradas e só moradores circulam por aqui, o que é bom. Mas eu tenho vizinhos dos dois lados (felizmente não na frente) . Eles são sossegados e também tem cachorros, então sem reclamações de nenhuma das partes quando a vizinhança inteira resolve latir/uivar em uníssono. Eu preferia não ter vizinhos, mas tudo bem.

A casa é bem maior e mais bacaninha que a de Halifax, mas em compensação vivemos de aluguel e é bem mais caro (mais que o dobro) do que pagávamos na casa de Halifax. :-\

Em compensação eu vou pro trabalho direto do CrossFit de manhã. A essa hora são entre 89 minutos até a academia. E depois uns 23 minutos até o trabalho. Na volta são entre 11~15 minutos dependendo do trânsito. Nunca trabalhei tão perto de casa.

Mas por falar em preços, moradia é a única coisa aqui que é mais cara que Halifax. Tudo é mais barato. Algumas coisas absurdamente mais baratas.

Encher o tanque do carro no Canadá me custava entre $50~$55. O preço da gasolina era regulamentado e variava semanalmente. Aqui encho o tanque por $30 ou menos. O preço não é regulamentado e posso pagar mais ou menos dependo do posto que gasolina que eu for.
A gente não é de beber, mas de final-de-semana tomamos uma garrafa de vinho. No Canadá acabava sendo a cada 2 ou 3 semanas, já que um vinho barato era entre 12~18 mangos, o que eu não estou disposto a gastar toda semana. Aqui um dos nossos vinhos favoritos (bom e barato) custa $5.99! Dá pra ter toda semana.

Mudando um pouco de assunto, fica difícil comparar a beleza natural dos dois lugares. Halifax é litoral enquanto aqui é uma mistura de um chapadão com montanhas. A vista do escritório é sensacional. O pico das montanhas está coberto de neve e me lembra os alpes suiços. Em Halifax a vegetação era abundante com enormes florestas como vocês devem lembrar de outros posts que fiz aqui. No Colorado é isso:

É bem diferente, mas ainda bonito.

Outra coisa que vale a pena comparar são os serviços do governo. Nisso Halifax/Nova Scotia/Canadá dá uma surra nos EUA. Nem de perto burocrático igual ao Brasil, mas as coisas aqui são muito mais difíceis do que no Canadá.

Um exemplo é de quando fui renovar minha carteira de motorista em Halifax. Entre parar o carro no estacionamento e sair com a carteira renovada em mãos foram menos de 20 minutos. A esposa e eu.

Aqui foram 2 horas num dia para só conseguir a carteira da esposa e mais 2 horas e pouco no outro pra conseguir a minha. E vocês não tem noção da montanha de papelada que eu tive que levar. Inclusive nem me perguntem como a esposa conseguiu a carteira dela antes de mim. Vocês não iam acreditar na confusão burocrática que permitiu isso acontecer. Além disso a carteira não fica pronta na hora. Você recebe uma provisória e a original vem pelo correio 2 semanas depois. Sério isso, Colorado?

Finalmente as pessoas: Sem reclamação, mas acho que a média da população da Nova Scotia é mais amigável que aqui no Colorado. Não que alguém tenha sido rude com a gente ou algo assim, mas nas pequenas coisas como segurar a porta pra quem vem atrás, puxar conversa fiada com a caixa do mercado ou garçon no restaurante… Sei lá. Pode ser só impressão.

Nos lugares que a gente efetivamente frequenta (trabalho, igreja e CrossFit) todo mundo é muito simpático e aberto. Nenhuma diferença de como fomos recebidos no Canadá.

Eu acho que ainda é cedo para dar um veredito final sobre morar aqui por vários motivos: Primeiro que estamos a muito pouco tempo. Depois eu estou passando a maior parte do meu dia no trabalho (10~11 horas por dia) já que estou querendo aprender o máximo possível no menor tempo possível (não porque isso seja exigido de mim de forma alguma). Além de tudo é inverno. Isso quer dizer que 5:30 da tarde quando saio do escritório já está completamente escuro. Não dá disposição de sair durante a semana.
De final-de-semana a gente até poderia fazer alguma coisa, mas anda sendo bem corrido por causa de mudança, viagens, etc. Não tivemos tempo ainda de fazer quase nada. Apenas visitamos o Red Rock umas semanas atrás. Talvez no ano que vem a gente dê uma esticada até Aspen que é aqui perto. Mas não acho que temos planos de explorar a região antes da primavera. Depois disso sim, vamos ter uma idéia melhor de como é viver aqui.

Queria poder dar pitaco de coisas como restaurantes, mas preferimos comer em casa por causa da dieta e também pra economizar, mas é importante falar que tem uma churrascaria Fogo de Chão em downton Denver e que também já achamos uma pizzaria bem razoável. Não tão boa quanto uma brasileira, mas foi a segunda pizzaria que fomos e já é infinitamente superior a qualquer uma que experimentamos em Halifax.

E eu mostrando minha raízes brasileiras terminado o post em pizza…