OK… Eu preciso confessar… Eu gosto do Outlook.
Não to falando do Outlook Express, aquele lixo que não vale o CD onde foi impresso. To falando do Microsoft Office Outlook. Mas antes de tomar pedrada, deixa eu explicar.
Desde 2001 eu venho alternando nos meus empregos, por pura coincidência, entre empresas que usam o IBM Lotus Notes e o Microsoft Outlook.
Os dois tem o mesmo objetivo: Ser um cliente de email que une também funcionalidades de calendário, gerenciamento de atividades e agenda de contatos. Os dois também podem ter aplicativos desenvolvidos em cima deles para fazer outras coisas, como agendar salas de reunião.
Os dois cumprem estes objetivos corretamente, mas o Outlook dá show quando se fala de usabilidade e integração.
Um exemplo simples: Um convite pra uma reunião no Notes e no Outlook. Digamos que você marque o convite para despertar um lembrete alguns minutos antes da reunião, assim dá tempo dos seus convidados terminarem o que estão fazendo antes da reunião, ou mesmo passarem no banheiro ou qualquer outra coisa. Quando você mandar este email no Notes ele vai chegar sem o lembrete e é muito provável que algumas pessoas nem compareçam à reunião simplesmente porque o Notes não as lembrou disso. O Outlook não tem esse problema. Se o chair da reunião marcou um lembrete, todo mundo que aceitar tem esse lembrete ativado.
Eu aposto que muita coisa é customizada e alguém expert em Notes deve saber algum truque pra resolver alguns dos problemas que eu enfrentei, mas a questão é que eu não quero aprender trocentos truques de um cliente de email. Servidores Unix, Firewalls e Roteadores já me dão bastante o que pensar. Eu quero uma coisa simples, que funcione e seja intuitiva.
Uma coisa que nunca consegui desabilitar no Notes foi o fato dele enviar automaticamente um email de volta pra quem marcava a opção de confirmação de recebimento. Uma gambiarra era deixa o painel de preview ativado e ai conseguia ler a mensagem sem efetivamente abri-la. Desta forma ele não ativava o envio da confirmação. O Outlook simplesmente pergunta se você quer ou não enviar a confirmação.
No Notes quando você quer responder uma mensagem precisa parar uns 10 minutos antes só pra pensar no que quer fazer. As opções são tantas que dá até preguiça: Reply, Reply with History, Reply with History without attachments, Reply all, Reply all with History, Reply all with History without attachments. CARACAS! Muito mais simples no Outlook: Reply ou Reply All.
Eu já postei aqui sobre o Paradoxo da Escolha e esse é um caso típico onde menos é mais.
Me lembro de diversos probleminhas do dia-a-dia que tornavam o Notes extremamente irritante, como o sistema de busca de emails dele, que é simplesmente ridículo e nunca acha o que queremos. Só consegui realmente me dar bem com o Notes depois que instalei o GoogleDesktop e passei a encontrar emails antigos com facilidade.
O Outlook em compensação é excelente e muito flexível nas buscas. É lento, na minha opinião, mas no final ele acha o que você está procurando.
Mas sem dúvida de todas as características do Notes o que mais me irrita é a aparência dele. Já dizia o Brás (que trabalhou comigo) que o Notes tem a mesma cara desde 1995.
Isso sem contar que faltou capricho na integração com o sistema operacional. Todo mundo sabe todos os defeitos do Windows, mas todo mundo conhece a maior qualidade dele: A integração entre aplicativos. Todo mundo menos os desenvolvedores do Notes.
E como se não bastasse eu ainda acho o Notes um software sem personalidade. Ele é um cliente de email, mas bem ruinzinho. Ele também é um gerenciador de calendário. Mas bem ruinzinho. Ele é um Middleware, mas bem ruinzinho. Até browser ele tenta ser. E é bem ruinzinho. No final ele não é nada.
Se ele fosse igual o Outlook, que é ruim em algumas coisas e excelente em outras até que dava pra fazer média. Mas não. É ruim em todos os aspectos.
E pra não dizer que sou só eu que acho isso, sempre fiz questão de perguntar pros meus colegas o que eles achavam do Notes. As respostas variavam entre “fazer o que, né?” e “Isso é uma bos**”. E isso do ponto de vista de usuários avançados, todos da área de IT. Fico imaginando do ponto de vista do usuário médio administrativo.
É por isso que eu gosto do Outlook. Ou talvez eu devesse corrigir o título e chamar este post de “EU ODEIO O NOTES”. Mas ai todo mundo ia concordar comigo e ninguém ia ler até o final. 😛