Um mês sem TV

By | April 30, 2010

Quando nos mudamos para a casa nova um dos primeiros lugares que liguei foi a EastLink, nosso provedor de Internet, TV a cabo e telefone.

Acontece que como a casa é uma construção nova e nunca tinha tido nenhum desses serviços a EastLink me pediu uma semana só pra fazer um site survey e ver se seria possível instalar os serviços. Minha educação já está suficientente canadense para dizer OK e esperar a tal da uma semana.

Então ficamos eu e a esposa aqui na casa nova sem Internet, TV ou telefone contra nossa vontade. E como estava sem internet mesmo nem liguei o meu computador principal que é tambem servidor de arquivos onde tenho nossos filmes que acessamos pela AppleTV. Uma semana completamente offline… Vamos fazer o que da vida?

Bora ler, né? A esposa é uma leitora ávida, como podem ver aqui, e eu também gosto um bocado. Mas se posso sentar na frente da TV acabo sempre fazendo isso.

Por indicação da respectiva comecei então a ler “O caso dos dez negrinhos” (na verdade o original “And Then There Were None“). Não deu nem 5 dias de leitura e já foi na seqüencia mais um da Agatha Christe, Evil Under the Sun.

Nesse meio tempo a EastLink nos responde: OK! Podemos instalar seus serviços… Daqui a 2 semanas.

ZERO-DOIS! O Senhor está de brincadeirinha, senhor ZERO-DOIS? Duas SEMANAS pra instalar essa M* dessa Internet ZERO-DOIS?

Mandei a EastLink catar coquinho e liguei pra BellAliant. Mas já vi que ia sair mais caro e o lado muquirana gritou alto e pensei: Quer saber? Não vou pedir telefone. E nem TV. Dâne-se.

A Bell marcou a instalação já pra semana seguinte (isso eu ligando numa quinta) e no final de semana terminei o livro que estava lendo e comecei Meu Pé de Laranja Lima. E minha nossa… que livro sensacional. Meu deu mais vontade ainda de sentar porrada naqueles professores infelizes que me fizeram ler lixos como Iracema ou Primo Basílio. Eu tinha raiva de literatura brasileira, mas passou depois de ler esse livro.

Bom, a Bell cagou várias vezes e precisei remarcar a instação duas vezes até que eles conseguiram finalmente instalar na terceira tentativa. Mas no mesmo dia que instalaram eu já tuitei que não ia durar… Eita acesso ruinzinho infeliz, viu?

Toca ligar pra EastLink de novo. Mas agora entrei como “novo cliente” marcaram a instalação em 3 dias? Vá praquele lugar, viu? Porquê não fizeram isso no começo? E lógico, já tava fazia mais de 2 semanas sem TV  ainda tava vivo… Não pedi de novo. E nem telefone.

E ai peguei pra ler O Senhor dos Anéis, que estou lendo já faz 2 semanas (to no meio do livro 4).

Eu tinha certeza que ia sentir muita falta da TV, já que passava pelo menos umas 2 horas (OK, umas 4) por dia na frente dela e bem mais do que isso nos finais de semana. Seguia diversos seriados e shows com afinco (House MD, NCIS, Cops, MythBusters, etc). Mas eu mesmo fiquei surpreso de não ter sentido a menor falta. Pelo contrário, tenho achado minhas noites muito mais interessantes.

Minha programação noturna agora inclui não só fazer a janta, mas assumi total controle da cozinha, incluindo a louça e depois cuidar dos cães, fazer nossa devocional diária (finalmente implementada. Que vergonha ter demorado tantos anos) e leitura, quando não tenho que trabalhar, lógico.

Até o momento só to vendo vantagem. Não só peguei o hábito da leitura de novo como estamos economizando uma grana bacana em TV a cabo. Ando dormindo razoavelmente cedo e acordando disposto no dia seguinte, já que não fiquei até altas horas acordado na frente da TV.

Telejornal nunca assisti mesmo, notícias ouço no rádio à caminho do serviço ou vejo na Internet. Nunca tive canal de filmes (HBO e companhia), sempre indo no cinema ou usando a AppleTV pra ver alguma coisa mais recente, e não consigo pensar em nada mais chato que canal de esportes.

Apesar de não ter sido uma coisa planejada e nem tenha fundo religioso, filosófico, ético ou social, está sendo uma experiência interessante até o momento. A parte que estou mais gostando, lógico, é de estar gastando 58 mangos ao mês ao invés dos antigos 120.

One thought on “Um mês sem TV

  1. andreyev

    Hahaha… Quando pegou LoTR pra ler mostrou que perdeu totalmente a esperança nos prazos dados, hein? Eu fiquei uns 3 meses carregando o volume único. Musculação involuntária para nerds!

    BTW, prefiro acompanhar minhas séries preferidas baixando-as. Assim evito ceder ao ‘programa seguinte’, geralmente não planejado.

    E como continuo pagando a tv a cabo, fico com menos peso na consciência: estou pagando pelo conteúdo da tv, mas assistindo-o pela internet…

Comments are closed.