Aqui e Lá

By | December 12, 2015

Já faz um pouco mais de um mês que mudamos para os EUA e essa semana a esposa está na terrinha (Canadá) e então achei que era um bom momento para falar das primeiras impressões.

No trabalho várias pessoas me perguntam o que estou achando daqui e o que mais me chamou a atenção nas diferenças entre Canadá e EUA. E minha resposta, invariavelmente, tem sido: Como tem gente por aqui!

Se alguém que vive no Brasil, principalmente numa das capitais, mudasse para cá com certeza não iria perceber isso, mas tendo passado 8 anos no Canadá – em Halifax ainda por cima – tem sido um choque (olha o exagero) pra mim como tem gente aqui na região onde estamos morando.

Por exemplo: Em Halifax a gente pegava a aula das 6 da manhã no CrossFit. Era a primeira aula. No caminho inteiro a gente cruzava com meia dúzia de carros e quase todos os semáforos ainda estavam desativados, apenas piscando. Não precisa de semáforo antes das 6 da manhã em Halifax.

Aqui a gente ainda vai na aula das 6, mas é a segunda do dia. Tem uma aula às 5. Outro dia eu contei 6 pessoas na aula das 5!! E eu achei que eu era hardcore… De qualquer forma, não é trânsito pesado, mas tem uma quantidade substancial de carros circulando às 5 e pouco da manhã. Todos os semáforos funcionando, um tráfego considerável.

The Colorado State capitol dome in real Colorado gold gilding stands on the left in this skyline shot of downtown with the distant Pike's Peak mountain looming in the background in Denver on April 30, 2011.     UPI/Gary C. Caskey

Downtown Denver

Outra coisa que me chamou a atenção é que o Colorado (ou pelo menos aqui a região de Denver) é mais bilingüe do que Halifax. Vale lembrar que o Canadá é oficialmente um país bilingüe (Inglês e Francês), mas na Nova Scotia super-mercados, lojas e serviços não costumam ter placas ou funcionários bilingües. Aqui tudo – desde Walmart até bancos e restaurantes – tem tudo em inglês e espanhol, com uma boa parte dos funcionários sendo latinos. Acho que as aulas do Duolingo vão valer a pena.

Moradia é uma coisa complicada de comparar. Eu morava num lugar que eu gostava muito. Uma casa isolada, sem vizinhos, silêncio absoluto, no meio do mato. Mas eram uns 25~45 minutos do trabalho dependendo do trânsito e condições do tempo. A casa era nossa e os pagamentos não eram muito pesados. Por outro lado era uma casa simples.

Aqui moramos não exatamente num condomínio, mas num bairro fechado. Existem apenas 2 entradas e só moradores circulam por aqui, o que é bom. Mas eu tenho vizinhos dos dois lados (felizmente não na frente) . Eles são sossegados e também tem cachorros, então sem reclamações de nenhuma das partes quando a vizinhança inteira resolve latir/uivar em uníssono. Eu preferia não ter vizinhos, mas tudo bem.

A casa é bem maior e mais bacaninha que a de Halifax, mas em compensação vivemos de aluguel e é bem mais caro (mais que o dobro) do que pagávamos na casa de Halifax. :-\

Em compensação eu vou pro trabalho direto do CrossFit de manhã. A essa hora são entre 8~9 minutos até a academia. E depois uns 2~3 minutos até o trabalho. Na volta são entre 11~15 minutos dependendo do trânsito. Nunca trabalhei tão perto de casa.

Mas por falar em preços, moradia é a única coisa aqui que é mais cara que Halifax. Tudo é mais barato. Algumas coisas absurdamente mais baratas.

Encher o tanque do carro no Canadá me custava entre $50~$55. O preço da gasolina era regulamentado e variava semanalmente. Aqui encho o tanque por $30 ou menos. O preço não é regulamentado e posso pagar mais ou menos dependo do posto que gasolina que eu for.
A gente não é de beber, mas de final-de-semana tomamos uma garrafa de vinho. No Canadá acabava sendo a cada 2 ou 3 semanas, já que um vinho barato era entre 12~18 mangos, o que eu não estou disposto a gastar toda semana. Aqui um dos nossos vinhos favoritos (bom e barato) custa $5.99! Dá pra ter toda semana.

Mudando um pouco de assunto, fica difícil comparar a beleza natural dos dois lugares. Halifax é litoral enquanto aqui é uma mistura de um chapadão com montanhas. A vista do escritório é sensacional. O pico das montanhas está coberto de neve e me lembra os alpes suiços. Em Halifax a vegetação era abundante com enormes florestas como vocês devem lembrar de outros posts que fiz aqui. No Colorado é isso:

É bem diferente, mas ainda bonito.

Outra coisa que vale a pena comparar são os serviços do governo. Nisso Halifax/Nova Scotia/Canadá dá uma surra nos EUA. Nem de perto burocrático igual ao Brasil, mas as coisas aqui são muito mais difíceis do que no Canadá.

Um exemplo é de quando fui renovar minha carteira de motorista em Halifax. Entre parar o carro no estacionamento e sair com a carteira renovada em mãos foram menos de 20 minutos. A esposa e eu.

Aqui foram 2 horas num dia para só conseguir a carteira da esposa e mais 2 horas e pouco no outro pra conseguir a minha. E vocês não tem noção da montanha de papelada que eu tive que levar. Inclusive nem me perguntem como a esposa conseguiu a carteira dela antes de mim. Vocês não iam acreditar na confusão burocrática que permitiu isso acontecer. Além disso a carteira não fica pronta na hora. Você recebe uma provisória e a original vem pelo correio 2 semanas depois. Sério isso, Colorado?

Finalmente as pessoas: Sem reclamação, mas acho que a média da população da Nova Scotia é mais amigável que aqui no Colorado. Não que alguém tenha sido rude com a gente ou algo assim, mas nas pequenas coisas como segurar a porta pra quem vem atrás, puxar conversa fiada com a caixa do mercado ou garçon no restaurante… Sei lá. Pode ser só impressão.

Nos lugares que a gente efetivamente frequenta (trabalho, igreja e CrossFit) todo mundo é muito simpático e aberto. Nenhuma diferença de como fomos recebidos no Canadá.

Eu acho que ainda é cedo para dar um veredito final sobre morar aqui por vários motivos: Primeiro que estamos a muito pouco tempo. Depois eu estou passando a maior parte do meu dia no trabalho (10~11 horas por dia) já que estou querendo aprender o máximo possível no menor tempo possível (não porque isso seja exigido de mim de forma alguma). Além de tudo é inverno. Isso quer dizer que 5:30 da tarde quando saio do escritório já está completamente escuro. Não dá disposição de sair durante a semana.
De final-de-semana a gente até poderia fazer alguma coisa, mas anda sendo bem corrido por causa de mudança, viagens, etc. Não tivemos tempo ainda de fazer quase nada. Apenas visitamos o Red Rock umas semanas atrás. Talvez no ano que vem a gente dê uma esticada até Aspen que é aqui perto. Mas não acho que temos planos de explorar a região antes da primavera. Depois disso sim, vamos ter uma idéia melhor de como é viver aqui.

Queria poder dar pitaco de coisas como restaurantes, mas preferimos comer em casa por causa da dieta e também pra economizar, mas é importante falar que tem uma churrascaria Fogo de Chão em downton Denver e que também já achamos uma pizzaria bem razoável. Não tão boa quanto uma brasileira, mas foi a segunda pizzaria que fomos e já é infinitamente superior a qualquer uma que experimentamos em Halifax.

E eu mostrando minha raízes brasileiras terminado o post em pizza…

No tag for this post.