Armas no Canadá

By | August 24, 2013

model1en_e

 

Recentemente participei do curso de segurança para armas não-restritas e acho que vale a pena relatar a experiência aqui.

Primeiro de tudo é importante entender a mentalidade Canadense em relação a armas, já que é completamente diferente da brasileira ou americana.

O índice de criminalidade aqui é baixíssimo, crimes violentos ano passado tiveram seu menor número em 46 anos e o total de homicídios no país todo foi pouco mais de 550. Comparado com os 43000 do Brasil chega a ser hilário.

Com isso em mente é fácil perceber que ninguém aqui tem interesse em armas como “meio de proteção”. Armas aqui tem dois objetivos: caça ou tiro esportivo. O argumento mais próximo que ouvi de alguém em relação a proteção foi: “Tem coiotes na minha região”.

Realmente, a população de coites varia um bocado e as vezes cresce demais e eles aparecem em regiões mais rurais e matam animais de estimação. Uns 3 anos atrás mataram uma moça que estava fazendo hike sozinha num parque mais isolado. É uma preocupação válida para quem mora numa região igual a minha. Felizmente tenho 3 rottweilers, então estou sossegado nesse ponto. 🙂

Como no Brasil a caça é proibida (até onde eu sei) eu fiquei pensando que deve ter meia dúzia de gato-pingado que caça certo? Errado. É muito comum aqui e existem diversas temporadas para diferentes tipos de animais. Patos, Veados e Alces parecem ser os principais. Qualquer loja de esportes ou departamentos (até o Wallmart) tem uma sessão de caça e pesca razoavelmente grande.

A atividade é regulada pelo governo e um dos requisitos para comprar uma arma é ter a licença, que exige passar nesse curso que eu fiz (e passei, apenas para sua informação).

Diria que 90% do foco do curso é como usar a arma adequadamente para caça, evitando acidentes, matando o animal com efetividade (de forma mais humana) e conservação adequada da arma e munição. Os outros 10% são normas e legislação e segurança genérica.

shotgun-pictures1

Algumas informações de curiosidade:

  • Armas não restritas são rifles e escopetas manuais ou semi-automáticos. Se for semi-automático não pode ter um cartucho com mais de 5 projéteis.
  • Revólveres e Pistolas são armas restritas e exigem curso e licença adicionais
  • Apontar uma arma para alguém dá 5 anos de prisão. Mesmo que seja uma arma de brinquedo (mas a pessoa foi levada a acreditar que era de verdade)
  • 80% das mortes por arma no Canadá são suicídio. 10% são acidentes e 10% homicídio. Dos 80% dos suicídios, 80% são homens
  • É proibido ter uma arma carregada depois de matar sua caça. (se existe um limite de 1 animal por caça e você já matou o seu, porque precisa de uma arma carregada? Faz sentido…)
  • Armas e munições podem ser mantidas em casa e transportadas no seu veículo, mas nunca podem estar carregadas. A arma deve estar num recipiente fechado e travado e as munições em um recipiente diferente, também fechado e trancado.
  • A idade mínima para fazer o curso é 12 anos. É proibido menores de 18 anos possuírem armas, mas podem ter licença para carregar (e usar) uma.
  • Se você tem uma arma em casa e vai ser ausentar por um longo período (por exemplo férias) você deve deixar sua arma sob responsabilidade de outra pessoa que também tenha licença de armas.

 

Na minha lista de coisas para fazer antes de morrer eu tenho o item “caçar um animal grande”, onde um alce se encaixa perfeitamente, mas eu quero mesmo é fazer tiro esportivo. Estou especialmente interessado em Skeet Shooting.

Clay Pigeons and Shotgun Shells 2

Tenho um amigo que já está com a licença dele e estou esperando a esposa fazer o curso e vamos todos juntos procurar um estande de tiro e aprender mais um esporte.

No tag for this post.

5 thoughts on “Armas no Canadá

  1. Chico

    Nice 🙂

    Bons tiros 😉

    Já escolheu a arma?

    abs

    Chico

  2. Ricardo

    Olá Eric,

    Vejo regularmente suas publicações. É bem interessante saber como funciona as leis no Canada, visto que tenho muito interesse em conhecer e morar no Canada com minha futura esposa.

  3. Noah

    Tudo bom?

    Trabalho para uma empresa de seguros de viagens, Minutos Seguros, e gostaria de saber se estaria interessada em fazer uma parceria conosco, para anunciar nosso seguro. O que acha?

    Obrigado, Noah.

  4. Mari

    Ai coitado do alce!!! Ele tem uma família q precisa dele, se ele tá sobrando por ter em excesso, e daí? Nós tb estamos sobrando nesse mundo e mesmo assim ngm caça gente, caça?! Sério Eri, vcs não tem vídeo-game aí pra matar só de mentirinha???? : )

Comments are closed.