Hoje de manhã fui parado numa blitz da polícia aqui na estrada onde moro.
Tinha um carro de polícia de cada lado e de longe um policial fez sinal para eu parar ali na pista mesmo, ao lado dele.
Parei o carro, abaixei o vidro e ele me perguntou se estava tudo bem (How are you doing?).
Respondi com um “tudo bem” (good) e a esposa já estava pensando em pegar os documentos quando ele disse: “OK, tenha um bom dia” (Have a nice day) fazendo sinal pra ir embora.
Peraí… será que ele esperava que se eu estivesse fazendo alguma coisa errada eu respondesse tipo “Não tá bem não senhor. O carro é roubado.” ou então “To meio tonto seu guarda. Acho que bebi demais.” ??
Vai ver ele estivesse sentindo sozinho e só quisesse um abraço…
Achei engraçado nem pedir os documentos do carro, minha carteira de motorista, nem nada, mas não to reclamando não.
Aliás, a polícia aqui é muito discreta e calma. Desde que chegamos aqui ainda não vi sequer uma vez uma viatura correndo com as sirenes ligadas. 90% das vezes que ouvi sirenes eram de ambulância e 10% eram bombeiros.
Aliás, vamos abrir um parênteses aqui: Trabalho voluntário é algo muito valorizado aqui e serviços de emergência como bombeiros tem grupamentos de voluntários.
Eu sabia disso, mas não tinha nem idéia de como funcionava até o dia que vi um acidente perto de casa. Tinha acontecido a poucos minutos, pois a pessoa ainda estav dentro do carro e, apesar de não ter nenhuma viatura do corpo de bombeiros por perto (só da polícia fechando o tráfego) eu vi de longe dois bombeiros ajudando.
Reparei que tinha diversos carros parados no acostamento, mas julguei que estavam parados esperando a polícia liberar, assim como eu. Até que observei melhor e vi que a placa dos carros era diferente e estava escrito “Firefighter” e só então entendi que os sujeitos foram até lá em seus próprios carros.
Ainda preciso me informar melhor, mas até onde entendi, quando acontece uma emergência a cental do 911 aciona o grupamento mais próximo, que deve ter uma lista de todos os voluntários e aciona quem mora na região. O sujeito então só joga um casaco de bombeiro por cima do pijama, pega o capacete e vai pro local do acidente, chegando bem antes da viatura oficial, que tem que vir de um quartel que pode ficar a alguns quilômetros de distância.
Este sujeito passa por treinamentos constantes e pode ser essencial pra evitar que o problema seja pior ou até para entender melhor a situação e já saber o que informar para os bombeiros oficiais quando eles chegam.
Sei que a polícia também tem trabalho voluntário, mas não sei exatamente o que os voluntários fazem. Aposto que não prendem ninguém nem trocam tiros com ladrões enquanto a viatura não chega. Acredito que seja algo mais burocrático, como trabalho de escritório, organizando durante eventos e coisas do tipo.
E tem um grupo que eu realmente pretendo participar no futuro, que é o grupo voluntário de busca e resgate. Eles tem unidades caninas e no site deles tem diversos casos que sairam na imprensa.