Já ouvi algumas pessoas dizendo que os americanos são muito consumistas. Acho que o mesmo pensamento se aplicaria também aos canadenses.
Mas com alguns dias aqui é fácil de entender o porquê. As coisas são extremamente baratas e disponíveis em grandes quantidades.
Apenas para exemplificar, eu gosto muito de amendoin. No Brasil eu raramente comprava, porquê achava um roubo pagar quase R$ 4,00 num saquinho de 150 gramas.
Aqui no Canadá comprei um pote de 750g por apenas CAD$ 2,93. Dá até gosto de comprar.
Outro exemplo: Um George Foreman Grill, tamanho pequeno, igual ao que eu tinha no Brasil, custa menos de CAD$ 20,00. Um Grill Jumbo custa cerca de CAD$ 110,00.
Com um enorme exercício de auto-controle, ainda não fui na Best Buy ver eletrônicos e quero ver se evito isso até conseguir um emprego, porquê vai ser impossível sair de lá sem alguma coisa embaixo do braço. 🙂
Na minha lista de compras já estão também algumas roupas (aqui tem do meu tamanho até em super-mercado), um boné bacana e, sem a menor sombra de dúvida, um Notebook.
Com preços honestos, transparência na cobrança de impostos e grande volume disponível nos mercados, não há motivos para não ser consumista, dentro dos limites da sanidade, lógico.