De férias

By | March 17, 2008

Acreditem ou não, estou de férias.

Aqui funciona um pouco bem diferente do Brasil o esquema de férias. Ainda não entendi 100%, mas aparentemente cada empresa tem sua própria política de férias, que pode ser baseada em diversos fatores, mas onde trabalho eles escolheram o número de anos trabalhando na área como critério para dizer quanto tempo tenho de férias.

Com 10 anos de experiência (eu sei, também estou assustado com isso) tenho direito à 18 dias de férias por ano. Não tem “prazo de carência” de 1 ano antes de poder tirar as férias. Tenho  18 dias e tiro quando quiser.

Apesar de serem só 18 dias, neste prazo contam somente dias úteis. Finais de semana e feriados não contam como férias.

Como sexta-feira é feriado, estou oficialmente tirando só 4 dias (segunda à quinta), mas meu último dia de trabalho foi sexta-feira e volto à labuta somente na segunda que vem, fazendo um total de 9 dias em casa. 😉

Eu não estou exatamente cansado e precisando de férias, já que no Brasil eu passei muitos anos sem a dita cuja, mas depois de passar um mês em NY longe da esposa e dos cães eu quero ficar em casa um pouco, curtindo Halifax.

Aliás, curtir Halifax mesmo foi uma coisa que fizemos pouco, já que depois que mudamos para cá no começo a maior preocupação era arranjar casa, comida e trabalho. E depois disso foi trabalhar. 😛

Esta semana planejamos fazer um city tour organizado, com mapa na mão e câmera à tira-colo para ver melhor a cidade e todos os bairros, afinal não vamos ser inquilos para sempre e já precisamos ver onde vamos comprar nossa casa.

2 thoughts on “De férias

  1. Fernando Pedro

    Achei uma grande vantagem não ter o prazo de carência. Mas agora imagina a galera que tá começando a trabalhar. Vão ficar um bom tempo sem ter pelo menos uns 10 dias de férias anuais! Sei lá, foi só uma suposição pela descrição de como você disse que funciona.

Comments are closed.