E no Brasil? Tem muito macaco?

By | June 21, 2010

Já ouviram aquela história de que brasileiro tem síndrome de vira-latas? Pois é… a gente fica todo ofendido quando acha que um gringo está fazendo pouco-caso da gente ou dando a entender que moramos numa selva. Quem tem/teve oportunidade de trabalhar com gringos sabe que mais cedo ou mais tarde vem a pergunta: E no Brasil? Tem muito macaco?

Pronto! Cutucou o brasileiro, que de repente vira o maior patriota.

Deixa eu contar uma coisa pra vocês aqui: Estava vindo pro serviço essa manhã, ouvindo as notícias como sempre, e avisam: Aumentem a atenção ao andar na mata e na região rural pois diversos ursos estão sendo avistados nos últimos dias.

Caracas… ursos! Mas ai eu lembrei que na semana passada estávamos vindo na estrada onde eu moro logo cedo e um veado cruzou a pista, quase pegando um motoqueiro.

E pelo menos duas vezes por semana em algum lugar do nosso trajeto tem um guaxinim morto atropelado na beira da estrada.

Sem contar que lá em casa é normal aparecerem esquilos, coelhos, muitos tipos de pássaros (inclusive patos no lago da casa antiga), sapos e até cobras. Nunca cheguei a ver, mas no inverno depois de algumas nevascas dava pra ver na neve pegadas de alces.

Recentemente o governo também instituiu uma recompensa de $20,00 por coiote abatido já que a população deles cresceu demais e eles estão cada vez mais próximos de áreas residenciais.

A diversidade e a quantidade de animais por aqui é enorme e qualquer canadense vai ficar mais do que feliz de contar sobre aquela vez que deu de cara com um urso, ou que um coiote matou o gato da vizinha ou como quase tomou perda total no carro ao atropelar um veado (Caso do meu chefe. Sendo ele o dono do carro e não o veado).

Então agora quando me perguntam se tem macaco no Brasil ao invés de uma síndrome de vira-lata na verdade me bate é uma vergonha nacional. A resposta ao invés de “Não, eu não morava numa selva” virou “Não, nós destruímos nossa natureza”.

Related posts

3 thoughts on “E no Brasil? Tem muito macaco?

  1. Victor

    Hahaha, quando morei nos Estados Unidos, ouvi muita coisa do tipo. Mas de certa forma, acho que a ignorância geográfica dos habitantes do hemisfério norte é que é o problema. Já me perguntaram se o Brasil ficava perto da China, se era um Estado de Portugal e até mesmo (talvez uma pergunta intencionalmente ofensiva) se íamos para escola/faculdade montados em elefantes.

    Mas concordo ipsi literis com o seu texto. =)

  2. Vera

    Diversos ursos sendo avistados, na zona rural?
    Vocês moram na zona rural, então ai que medo!!

  3. Isabella

    Oie!
    Acho que por morar em Toronto, ninguém estranhamente nunca me perguntou isso. Eu sempre esperei, mas nunca veio a bendita pergunta.
    A primeira vez que fui acampar, também me avisaram com os cuidados com as cooler por causa dos ursos. Claro que eu estava acampando, mas foi bem inesperado a ideia de que eu poderia avistar um urso a qualquer momento. Deu uma certa emoção pra viagem, de fato… rs.
    Adoro o blog.
    Beijos

Comments are closed.