Aqui na Nova Scotia a venda de bebidas é regulamentada pelo governo e você não acha nada alcóolico em mercados ou lojas de conveniência. Somente lojas especializadas é que podem vendê-las.

A maior rede de lojas (se não a única) de bebidas é a NSLC – Nova Scotia Liquor Corporation – que já foi anteriormente a comissão de bebidas daqui.  No site tem mais informações. Falei disso apenas como um preâmbulo do resto to post.

A NSLC está com uma campanha muito legal na TV sobre a importância de se planejar com antecedência sobre como chegar em casa depois de encher a moringa, se embriagar, chapar o côco, etc. É o equivalente do “se beber, não dirija”.

Mas ao invés de uma frase chata dessas eles lançaram 3 propagandas na TV onde em cada uma tem um protagonista  que tem um serviço de transporte de bêbados alternativo. Todas as 3 propagandas são filmadas no estilo reality show e os sujeitos dão depoimentos da peculiaridade de seu serviço, mas sempre lembram que o importante não é o tipo de serviço que você usa e sim chegar em casa com segurança.

Um deles é um gordinho cujo enfoque é carregar os bêbados nas costas. Aqui eles chamam de “Piggyback Ride”. O depoimento dele é muito comédia. Ele diz “porquê o Elvis continuou cantando? Porquê Da Vinci continuou pintando? Porquê eu continuo fazendo PiggyBack? Cada um veio ao mundo para cumprir o seu destino”. HUAUHAHUAHU

O outro é um sujeito que carrega os manguaça num carrinho de pedreiro e garante que se ele precisar  pega-los num “evento especial” ele pode inclusive usar terno enquanto empurra o carrinho com o sujeito dentro. Ele diz que apesar de receber pelo trabalho acha que é praticamente caridade levar os pé-de-cana pra casa.

Finalmente o último é um sujeito que tem um burrinho. Ele diz que o serviço não é rapido nem garantido, já que não pode garantir que o burro não vai empacar. Mas “se você pode ir pra casa de burro, porquê não?”

Só por essas propagandas já seria muito legal a campanha. Mas os caras não pararam por ai. Eles levaram a coisa para um outro nível.

No final de cada propaganda tem um site que aparece:  http://www.lotsofways.com/

Neste site tem propaganda do serviço dos três sujeitos e o link pro site de cada um deles! Tem também um videclip curto sobre cada um deles.

Não bastasse isso procurando no YouTube pela propaganda na TV eu descobri que cada um dos sujeitos tem também um perfil lá, com vários vídeos adicionais:
Do gordinho, do burro e do carrinho de pedreiro.

Não bastasse essa interatividade toda, a esposa hoje foi almoçar comigo lá no centro da cidade e deu de cara com o gordinho e o cara do carrinho, passeando pela cidade e conversando com as pessoas.

Se alguém que manja de publicidade ler este post, comente como chama isso, mas tenho a impressão que é marketing multi-nível ou algo assim.

Não tem como o sujeito que vai virar o caneco a noite toda não pensar “Como seria bom ir pra casa de burrinho. Mas já que não tem, vamos de taxi mesmo”.