Road Trip: Halifax – Montreal

By | October 9, 2011

Viemos passar o Thanksgiving com a minha irmã e entre ontem e hoje foi um total de 26 horas de viagem entre Halifax (nossa casa) e Montreal (casa da minha irmã), totalizando um pouco mais de 1.200KM:


View Larger Map

Fizemos a maior parte da viagem ontem, mas faltando umas 4 horas para chegar precisei parar pra dormir. Não tava mais aguentando o tranco e não estava afins de correr o risco de um acidente.

Aliás ouvimos no rádio, fomos avisados pelo pessoal do trabalho e tinha sinalização em tudo quanto é canto para tomar cuidado com os alces. É época de acasalamento e os bichos ficam todos serelepes cruzando a estrada de noite. E eles são enormes e atropelar um deles é certeza de PT no carro e muito provável ferimentos graves ou morte.
Dá dó pois por toda a extensão das estradas tem uma enormidade de bichos atropelados. Normalmente guaxinins,  mas vi também um veado, um porco espinho e uns dois gambás no caminho pra cá.

Mas falando das estradas a primeira coisa a notar é que atravessamos 3 províncias, mais de 1200Km, e pagamos apenas um pedágio logo na saída da Nova Scotia. $ 4,00 e isso foi tudo.

Tomando como referência apenas o que vi acho que as melhores estradas estão na Nova Scotia e as piores em Quebéc. Pegamos uns trechos por aqui que me lembraram a Anhanguera. Afff.

Em compensação a infra-estrutura aqui em Quebéc é bem melhor. Quase todo o caminho tinha luz nas estradas (não tem iluminação nas estradas da Nova Scotia e nem New Brunswick) e a cada 50~100 KM banheiros públicos. E, acredite se quiser, limpos, iluminados, bem-cuidados, com papel-higiênico e tudo. Impressionante.

Banheiro público na estrada

 

Ainda comparando as estradas nas Maritimes são longos trechos cercados de absolutamente nada. Apenas pinheiros por centenas de quilômetros. Mesmo indo a 110Km/h não foi raro passar 10 ou 15 min sem cruzar com nenhum carro, o que é um pouco assustador. Será que aconteceu um holocausto nuclear e eu não tava sabendo? Rola um sentimento apocalíptico.

Chegando em Quebéc a coisa já é mais populada. Várias fazendas, parques industriais e serviços logo na beira da estrada. Um esquema mais familiar, parecido com as estradas no Brasil. E as estradas bem mais cheias, chegando a fazer trânsito.

Agora o mais engraçado é o seguinte: Na Nova Scotia se fala quase exclusivamente inglês e todas as sinalizações são apenas nesse idioma. Em New Brunswick eles são verdadeiramente bilingües e todas as placas nas estradas estão nos dois idiomas, mas chegando aqui em Quebéc é tudo só em Francês. É uma transição que chega a ser engraçada. New Brunswick é tipo o pessoal do “deixa disso” fazendo média com os dois lados pra evitar briga.

Ainda não vou falar nada de Montreal pois nossa experiência inicial foi horrível. A cidade parece estar inteira em construção e todas as instruções que pegamos no Google Maps e depois puxamos no GPS não serviram pra nada, pois fecharam todas as saídas que pretendíamos usar. Um trecho pra fazer em 20 minutos devemos ter levado mais de hora.

Vamos ver durante a semana o que acontece. 🙂

No tag for this post.

2 thoughts on “Road Trip: Halifax – Montreal

  1. E. Coelho

    As estradas são ótimas, os banheiros limpos, os motoristas são cuidadosos e (quase todos) mantém distância de 30 metros do carro à sua frente. E o melhor de tudo é que não há pedágios a cada 30 quilômetros.

  2. Pingback: Montreal at Another Geek Blog

Comments are closed.