Eu trabalho no centro de Halifax e apesar do trânsito ser aceitável mesmo no horário de pico eu optei por ir de ônibus trabalhar.

O motivo não poderia ser outro: grana. Custa muito caro o estacionamento lá no centro (CAD$ 150,00) e de longe vale a pena ir de ônibus.

A prefeitura também não é boba e sabe que quanto mais gente indo pro centro de carro pior. Então eles criaram vários bolsões de estacionamento gratuito em alguns terminais de ônibus e de lá você pode pegar a sua condução.

Sai absurdamente mais barato, pois comprado em lote o bilhete custa só CAD$ 1,60.

Como aqui as coisas não são feitas pela metade, você não precisa ficar plantado no ponto de ônibus esperando que horas ele vai passar. Basta acessar o site do MetroTransit e olhar os horários. Até o momento não aconteceu de atrasar mais de 5 minutos do horário do site. E se o motorista chega no ponto antes da hora ele encosta, puxa o freio de mão e fica estacionado até dar a hora de sair.

Mas se você chegar no ponto e não tiver certeza de que horas vai passar o próximo basta olhar pra placa do ponto onde tem um telefone que você liga e um sistema informa a previsão da chegada do próximo ônibus lá onde você está.

E seguindo o mesmo esquema que vi em Londres numa mesma calçada pode ter vários pontos e em cada ponto pára um ônibus específico. Acho que em São Paulo tem alguns assim também.

E como tudo aqui é adaptado pra realidade climática os pontos são cabines de vidro fechadas só com uma abertura do tamanho de uma porta. Não impede o frio (isso é obrigação da sua roupa), mas impede o vento. E acreditem que o vento é a pior coisa no frio.

Dentro do ônibus é outra história. São todos climatizados e normalmente até puxado um pouquinho demais pro calor, no meu gosto.

Como uma última facilidade a maior parte do ônibus é de um modelo mais novo que tem o letreiro digital na frente com o número, nome e eventualmente o destino ou caminho e também um mesmo letreiro do lado e atrás. Se você já saiu correndo igual um imbecil atrás de um ônibus parado no ponto só pra descobrir que aquele não era o seu já entendeu a vantagem de um letreiro atrás com o número. E também você nunca mais vai precisar ir pra frente do ônibus olhar o letreiro, confirmar que é o seu depois voltar e entrar.

Duas outras coisas diferentes do Brasil: Não tem cobrador e nem catraca. Do lado do motorista tem uma maquininha onde você coloca as moedas ou o passe. Não tem troco, então tem que dar o valor exato. Mas até onde pude observar se você depositar o valor de 2 passagens o motorista te dá um tipo de vale. Não sei direito do que se trata.

Algumas pessoas também só mostram uma carteirinha pro motorista, que eu não tenho idéia do que seja, mas pelo perfil das pessoas eu diria que são funcionários públicos e estudantes que tem a tal.

A linha que eu utilizo é uma adaptada para cadeiras de roda. O ônibus tem suspensão a ar que o motorista aciona e o corpo inteiro do veículo desce pra altura da calçada. Ai então ele aciona uma rampa hidráulica por onde sobe o cadeirante. O motorista então sai do seu lugar, vai até uma parte central do ônibus e transforma um assento de três lugares em espaço pra cadeira de rodas, com cinto de segurança e tudo.

Mas os motoristas costumam também abaixar o ônibus pros velhinhos mais idosos e pras mães com carrinho de bebê.

Normalmente o ônibus não enche o suficiente pra ninguém ficar de pé e, exceto por alguns adolescentes, as pessoas ficam bem quietas durante o percurso.