Tá, exagero um pouco, mas pra quem veio “de um país tropical” sem idéia de como viver num inverno rigoroso parece mesmo o Polo Norte.
Já comentei algumas coisas aqui e várias vezes no Twitter, mas acho que nunca fiz um post bem completo sobre os desafios diários do inverno canadense. Vamos lá então.
A casa
Todas as casas aqui tem isolamento térmico e são hermeticamente seladas. Janelas e portas que dão para o exterior são feitas de múltiplas camadas com algum tipo de material isolante entre cada uma. No caso das janelas é comum que elas tenham gás argônio por exemplo. Em volta das portas, janelas e qualquer coisa que sirva de passagem entre interior e exterior da casa (conduítes, encanamento, saídas de ar, etc) tem material selante para ter certeza que não haja nenhum fluxo de ar a mais do que o necessário.
Quanto melhor o isolamento e os materiais mais econômica será a casa, já que manter a temperatura interna é bem mais fácil.
Por outro lado com a casa tão selada o ar não circula e pode facilmente acumular gás carbônico que, como você se lembra, é fatal. Por isso as casas tem também um sistema de circulação de ar funcionando 24×7. Além disso detectores de gás carbônico são mandatórios, para o caso do sistema dar defeito e ninguém perceber.
Mas voltando a falar da temperatura interna manter a mesma é complicado. Cada vez que você precisa entrar ou sair da casa é aquela lufada de ar gelado, a temperatura cai e o aquecimento tem que voltar pro máximo. Felizmente tudo usa termostatos, então você só ajusta a temperatura que quer e ele se vira para fazer acontecer.
E aqui é um fino balanço entre escolher seu nível de conforto e quanto dinheiro você pode gastar. Cada grau a mais no termostato pode refletir em dezenas ou centenas de dólares a mais na conta de luz. Fica fácil da gente perceber isso quando recebemos visita do Brasil durante o inverno. Nossa conta de luz às vezes chega o dobro do que quando estamos só nós dois. Temos termostatos “inteligentes” que programamos de acordo com a hora do dia e então a casa fica bem no limiar do aceitável entre 15.oC nas horas mais frias e 20.oC nas horas mais quentes. Mas pra quem chegou do verão brasileiro 22.oC ou mais parece ser a “temperatura de conforto” e esses 5 a 7 graus acumulam rápido.
Se por acaso faltar energia num dia mais frio você precisa ficar esperto. Uma falta de aquecimento prolongada pode fazer a água no encanamento interno congelar e arrebentar os canos. Ai imagina a desgraça quando a temperatura sobe.
E por falar em dia frio, sua casa vai fazer barulhos horríveis quando a temperatura cair pra valer. Principalmente se as temperaturas no dia anterior estiveram perto do positivo e foi um dia mais úmido. A casa vai dar um estalos tão grandes que tem gente que acorda assustada e chama a polícia achando que alguém arrombou a porta ou deram tiros na vizinhança.
Aqui em Halifax pouca gente tem garagem – e mesmo quem tem usa pra guardar tranqueiras – e os carros ficam sempre em frente ou do lado da casa, dentro do terreno, no que chamamos de “driveway”. Limpar a neve da driveway é uma constante briga, principalmente se você recolhe a neve entre a entrada da sua casa e a rua antes da prefeitura passar limpando. Basicamente você precisa começar de novo quando um desses monstrinhos passa fazendo o serviço dele:
Quanto maior a driveway maior o trabalho. E, rapaz, a minha é comprida. Dá tristeza quando neva.
O Carro
Aqui em Halifax não faz tanto frio quanto em outras partes do Canadá, então isso não é necessário, mas em alguns lugares mais frios é preciso colocar um aquecedor de bloco no motor e deixar o carro ligado na tomada quando estacionado, caso contrário o motor congela e não pega mais.
Mas fora isso temos todos os outros problemas. Dependendo de quanta neve caiu você vai passar uns bons 10 minutos (no frio e na neve) pra limpar seu carro, sem contar abrir caminho pra ele.
E vamos ser específicos sobre o que constitui “limpar” o carro:
- Remover toda a neve de cima e em volta do carro, incluindo teto, faróis, lanternas, janelas laterais e portas
- Quebrar / raspar camadas de gelo que se formaram no para-brisa, janelas laterais e janela traseira
- Desgrudar / raspar o gelo dos limpadores de para-brisa
Uma coisa que congela direto é a tampa do tanque de gasolina. Você pára no posto, puxa a travinha de abrir a tampa e… nada. Ai você faz o que? Não quer arranhar a tampa com uma chave de fenda nem nada, né? Já teve dia que eu tive que deixar pra lá. Ainda bem que nunca deixo pra abastecer no último minuto. Mas via de regra um cartão de crédito pra raspar e servir de alavanca acaba funcionando.
Uma outra coisa que você nunca pensa até estar na situação é como dói segurar um volante em -20.oC. Vai lá no congelador e fica segurando umas pedrinhas de gelo uns minutos. Pois é. Mesmo de luvas o frio penetra e as mãos perdem a sensibilidade. Por isso pode valer a pena ligar o carro uns 10 minutos antes de sair e deixar o ar-condicionado esquentando o ambiente um pouco.
Dirigindo
Se você conseguiu tirar seu carro e cair na estrada, seu problemas podem estar apenas começando. Na melhor das hipóteses é apenas um dia bem frio e aberto. Nesse caso só colocar os óculos escuros gelados na cara é que incomoda por uns dois minutos até ele esquentar e desembaçar.
Mas via de regra depois de uma nevasca e de temperaturas razoáveis (por volta de -10.oC ou mais quente) o asfalto vai estar coberto de slush, que é neve parcialmente derretida:
Pode ser complicado dirigir em slush já que a neve está em diferentes pontos entre água e gelo em partes diferentes, o que zoa a estabilidade e tração do carro. É mais ou menos como dirigir na lama.
Se você está dirigindo enquanto a neve ainda está caindo varia bastante o nível de dificuldade. Se é uma neve muito leve e está ventando bastante pode acontecer o que se chama “white out” onde você simplesmente não enxerga nada:
Um outro tipo de white out é quando neva de noite em flocos grandes o suficiente para refletirem a luz dos faróis. Fica quase impossível enxergar a pista oposta.
Mas o pesadelo de todo mundo é o “black ice”. Black ice acontece quando a temperatura varia muito rápido e chuva congela imediatamente formando uma leve camada de gelo imperceptível aos olhos em cima do asfalto. Em condições de black ice o carro não tem tração nenhuma e a inércia manda: Se estiver se movendo não pára. Se estive parado não sai do lugar. Não é raro acidentes causados por black ice envolverem dezenas e em alguns casos até centenas de carros.
Mas mesmo quando é só slush ou neve no chão parar o carro pode ser um desafio, por isso dependendo das condições as pessoas vão dirigir a 20 ou 30Km/h no máximo. Então paciência é essencial.
Eu moro numa estrada, considerada uma via principal, então a prefeitura mantém ela bem cuidada e é fácil sair de casa. Mas as condições em algumas ruas secundárias dentro de bairros pode ser bem complicada. Alguém tuitou essa foto hoje enquanto eu escrevia esse post:
Acho que vou parar esse post por aqui já que está bem comprido. Tenho algumas idéias do que mais falar, mas se tiverem alguma coisa em especial que querem saber me falem que tento adicionar na continuação…