50Kg mais leve

By | July 1, 2011

Ou também: Emagreça comendo bacon. Ou ainda: Perca peso hoje! Faça um omelete!

OK… Mas vamos ver sinceros antes de tudo. Não são 50Kg ainda. 46Kg no momento, mas como pela primeira vez em não sei quantos muitos anos estou abaixo dos três dígitos na balança resolvi comemorar hoje. E esse post faz parte da celebrações.

Até onde consigo me lembrar sempre fui gordo. Variando entre “fortinho” e obesidade mórbida. Exceto por um breve período de tempo na minha adolescência que perdi um bocado de peso (mais do que eu deveria e fazendo um regime de fome, nada saudável) a realidade sempre foi: Acima do peso, sedentário.

E nego acima do peso, sedentário e que resolve ser sysadmin ganha o que de brinde? Isso! Pressão alta! Ai fique sedentário, obeso e hipertenso por muito tempo e ganhe de brinde o que? Síndrome Metabólica. Mas lógico que não pára por aí se você mora no Canadá e fast-food custa uma merreca e é tão conveniente. Além das comidas prontas e enlatadas, né? Então tome-lhe mais e mais tranqueira. Até o momento que me encontro com 146Kg no ápice do meu peso, na foto de 2009 ai embaixo.

Bom, dane-se. Aqui no Canadá compro camisetas 3XL em qualquer mercado pelo mesmo preço que camiseta normal – ao contrário da roubalheira que é roupa de gordo no Brasil – e vamos que vamos. Até que fico sabendo em Junho de 2010 que minha síndrome metabólica evoluiu pra Diabetes Tipo 2. Welcome! Agora faço parte do seleto grupo de milhões de diabéticos, hipertensos e obesos na américa do norte. Altíssimas possibilidade de derrame ou enfarto, além de altas dosagens de remédios e provavelmente insulina pro resto da vida. Isso tudo aos 30 anos. Hurray!

Nesse momento decidi agir. Quando saí do consultório da médica já passei na farmácia e comprei um kit de medir glicemia e logo em seguida na biblioteca municipal e peguei uns 4 livros sobre diabetes. Chegando em casa foi Google e Wikipedia a noite toda.

Minha médica já me encaminhou pro centro de diabetes de Halifax mas decidi não esperar e comecei a pesquisar. Isso além de baixar uma aplicação no meu Android e manter um log detalhado de todas as minha refeições e da minha glicemia antes e depois de cada refeição.

Com isso comecei a perceber um claro padrão: Cada vez que eu comia uma refeição com mais carboidrato, mesmo que em pequenas quantidades – afinal já tinha começado o regime – minha glicemia ia pra casa do chapéu. Como um bom geek usei os dados e direcionei minha refeições para ingerir menos carboidratos e logo percebi que estava baixando pouco a pouco os resultados dos testes.

Mas obviamente pensei que eu não sou nenhum gênio e que alguém nesse mundo já deve ter observado esse padrão e depois de 2 minutos no google encontrei a dieta Atkins. Quando vi o nome me lembrei de duas pessoas que conheci no Brasil que fizeram essa dieta e tinham tido resultados impressionantes e decidi mergulhar a fundo.

Li tudo que pude na Internet (a favor e contra a dieta) e fui na livraria e comprei o livro. Sensacional. O resultado é esse:

A parte realmente impressionante é o seguinte: Além do peso perdido não tomo mais nenhum tipo de medicação para diabetes – NADA – e já cortei a medicação pra pressão alta em 1/3. Com a promessa da minha médica de cortar tudo em breve caso eu continue tendo bons resultados como ultimamente.

E perder todo esse peso também me deu mais energia então me juntei ao grupo de corrida da empresa e estamos treinando para uma competição que vai acontecer em Outubro. Treinamos 3x por semana e eu ainda faço bicicleta estacionária mais umas 2 ou 3x por semana. E acho legal.

Mas o mérito do regime realmente fica no princípio científico da coisa e no fato de que não passo fome. Aliás, quem me acompanha no Twitter sabe que #bacon é uma das hashtags que eu mais uso. Não vou explicar aqui como funciona primeiro porquê dobraria o tamanho do post e segundo porquê é melhor ir direto na fonte e comprar o livro para realmente entender a coisa. Mas só a título de curiosidade aqui vai um dia normal de refeição pra mim:

Café da manhã:

  • Ovos, bacon, queijo, café

Almoço:

  • Bisteca frita, couve refogada, cebola caramelizada na manteiga

Janta:

  • Frango assado na maionese e creme de cebola, brócolis cozido

Durante a semana meu cardápio costuma incluir ovos (omeletes, fritos, cozidos), bacon, lingüiça, frango (assado, frito, na grelha, com legumes), pernil, coração de frango, peixes e frutos do mar (salmão, camarão, lula, vieiras, marisco, caranguejo) , azeitonas, queijo (MUITO, MUITO queijo dos mais variados tipos), frios (presunto, salame, mortadela, peito de frango/peru), azeitonas, maionese, folhas verdes, tomates, cogumelos, cebolas, alguns tipos de vegetais e muita carne vermelha gorda (pense de carneiro à T-Bone).

E como cozinhar é minha praia pense na miríade de pratos que posso preparar com isso. Por exemplo o frango à goiânia.

É isso aí. Se tiverem dúvidas ou comentários mandem ver ai embaixo.

No tag for this post.

12 thoughts on “50Kg mais leve

  1. Vera

    Filho quando eu vi a sua foto chorei de emoção.
    Você está muito lindo e saudavel.
    A dieta é muito boa e tem o seu valor, mais o principal é a sua força de vontade e determinação, que poucas pessoas tem.
    Não querendo ser uma mãe coruja, mas já sendo, cada dia que passa eu tenho mais orgulho de você!
    Parabéns e que você nunca mais volte a ser o que era antes.

    Bjs

    Mãe

  2. Silvio Gissi

    Parabéns mano! Estamos super felizes por você!!

    Silvio, Root e Matteo

  3. Erivaldo Bastos

    Filho parabéns!
    .
    Parabéns pela sua força de vontade e persistência. Continue assim, pois saúde e bem estar tornam a vida mais feliz.
    .
    Nas fotos antigas, como gordo, você estava triste, agora, como magro, você está alegre! Melhor dizendo, você e a Flávia estão alegres.
    .
    Parabéns de novo!!!

  4. Luís

    Nossa Eri, impressionante! Já virou exemplo de inspiração para mim.

    Grande abraço

  5. David Mello

    caaaaaaaaaaaaaraca!!!!! quem é esse cara que você botou na ultima foto ?! Definitivamente NÃO é você!!!!!!!!!! hahaha parabens cara!!! eu to indo pra fase dos 115kg…. ta horrivel…. acho que vou entrar na sua dieta (que pra quem ve, não parece uma dieta para emagrecer e sim pra engordar)!!!! 😛 vou dar uma olhada nessa sugestão de leitura!!!

    []s e parabéns!!!

  6. ana maria

    Também estou orgulhosa de você!
    Resultado merecido depois da sua determinação. O importante é que você está mais saudável e feliz com o resultado, está bem mais bonito, assim pode curtir melhor as coisas boas da vida……
    Ah! se eu tivesse um pouquinho da sua força de vontade eu perderia os 5kg que eu quero

    Sucesso!
    bj
    Ana

  7. Luiz Capitulino

    Olá Eri,

    Primeiramente meus parabéns!

    Tenho um amigo que fez essa dieta e também perdeu bastante (acho que mais de 20kg, que era o que ele precisava) eu pensei em fazer essa dieta também (estou nos 96kg) mas uma das minhas dúvidas é: e o colesterol?

  8. Francisco Edilton

    Aeee parabéns.
    Agora compre roupas menores, pq as antigas vão parecer um saco.

    Você leu algo de negativo que, em algum momento, tirou seu estímulo pela dieta?

    abs

    Chico

  9. Sean

    Congratulations, Eri. The change in your diet and the incredible improvement to your health is a wonderful application of the first article of the Westminster Catechism and 1 Corinthians 10:31. Soli Deo Gloria.

  10. Mari

    Puxa vida Eri, que historia divertida!!! Eu sempre contava pros meus amigos sobre um amigo que tinha emagrecido loucamente (daquela vez nada saudável) e nao tinha adiantado, agora sim: um super exemplo! Parabéns! 🙂

  11. Claudia

    Eri,

    Ontem estive na casa dos seus pais, e sua mãe me contou que você havia emagrecido quase 50KG, caracas hein!!

    Parabéns pela sua dedicação e força de vontade…também quero ficar fininnha…rsrsrs

    Saudades de você!! Manda um beijo para Flávia, para Pingo e para os outros dogs!!!

  12. Cristiano

    Cara meus parabens … to precisando fazer essa dieta tambem parabens mesmo adorei seu blog e adorei saber que vc curte cães da Raça rotwailler tb sou um apaixonado por essa ração tenho 10 cães dessa raça um mais querido do que o outro nao me arrependo de ter nenhum deles pois são carinhosos e amigos e o mais legal de tudo estao em tudo comigo abraços parabens pelo blog e tenha a certeza que ganhou mais um seguidor no twitter ..abraços.

Comments are closed.