Ou também: Emagreça comendo bacon. Ou ainda: Perca peso hoje! Faça um omelete!

OK… Mas vamos ver sinceros antes de tudo. Não são 50Kg ainda. 46Kg no momento, mas como pela primeira vez em não sei quantos muitos anos estou abaixo dos três dígitos na balança resolvi comemorar hoje. E esse post faz parte da celebrações.

Até onde consigo me lembrar sempre fui gordo. Variando entre “fortinho” e obesidade mórbida. Exceto por um breve período de tempo na minha adolescência que perdi um bocado de peso (mais do que eu deveria e fazendo um regime de fome, nada saudável) a realidade sempre foi: Acima do peso, sedentário.

E nego acima do peso, sedentário e que resolve ser sysadmin ganha o que de brinde? Isso! Pressão alta! Ai fique sedentário, obeso e hipertenso por muito tempo e ganhe de brinde o que? Síndrome Metabólica. Mas lógico que não pára por aí se você mora no Canadá e fast-food custa uma merreca e é tão conveniente. Além das comidas prontas e enlatadas, né? Então tome-lhe mais e mais tranqueira. Até o momento que me encontro com 146Kg no ápice do meu peso, na foto de 2009 ai embaixo.

Bom, dane-se. Aqui no Canadá compro camisetas 3XL em qualquer mercado pelo mesmo preço que camiseta normal – ao contrário da roubalheira que é roupa de gordo no Brasil – e vamos que vamos. Até que fico sabendo em Junho de 2010 que minha síndrome metabólica evoluiu pra Diabetes Tipo 2. Welcome! Agora faço parte do seleto grupo de milhões de diabéticos, hipertensos e obesos na américa do norte. Altíssimas possibilidade de derrame ou enfarto, além de altas dosagens de remédios e provavelmente insulina pro resto da vida. Isso tudo aos 30 anos. Hurray!

Nesse momento decidi agir. Quando saí do consultório da médica já passei na farmácia e comprei um kit de medir glicemia e logo em seguida na biblioteca municipal e peguei uns 4 livros sobre diabetes. Chegando em casa foi Google e Wikipedia a noite toda.

Minha médica já me encaminhou pro centro de diabetes de Halifax mas decidi não esperar e comecei a pesquisar. Isso além de baixar uma aplicação no meu Android e manter um log detalhado de todas as minha refeições e da minha glicemia antes e depois de cada refeição.

Com isso comecei a perceber um claro padrão: Cada vez que eu comia uma refeição com mais carboidrato, mesmo que em pequenas quantidades – afinal já tinha começado o regime – minha glicemia ia pra casa do chapéu. Como um bom geek usei os dados e direcionei minha refeições para ingerir menos carboidratos e logo percebi que estava baixando pouco a pouco os resultados dos testes.

Mas obviamente pensei que eu não sou nenhum gênio e que alguém nesse mundo já deve ter observado esse padrão e depois de 2 minutos no google encontrei a dieta Atkins. Quando vi o nome me lembrei de duas pessoas que conheci no Brasil que fizeram essa dieta e tinham tido resultados impressionantes e decidi mergulhar a fundo.

Li tudo que pude na Internet (a favor e contra a dieta) e fui na livraria e comprei o livro. Sensacional. O resultado é esse:

<p style="text-align: left;">
  E como cozinhar é minha praia pense na miríade de pratos que posso preparar com isso. Por exemplo o [frango à goiânia](http://geek.linuxman.pro.br/comida/frango-a-goiania).
</p>

<p style="text-align: left;">
  É isso aí. Se tiverem dúvidas ou comentários mandem ver ai embaixo.
</p>