Como a esposa contou no blog dela, preparei o almoço de Thanksgiving na segunda-feira.
Foi fácil dar cabo dos acompanhamentos, mas um peru para duas pessoas é um bocado de carne. Mesmo tendo escavado o freezer do supermercado para comprar o menor peru possível, ainda pegamos um de aproximadamente 4Kg.
O que fazer então com esse peru?
Almoço de Thanksgiving
Um dia antes deixei o peru marinando com azeite, vinagre branco, vinho tinto, cebola, alho, pimenta do reino, salsinha e sal.
No dia acordei cedo e assei o peru por cerca de 25% mais tempo do que o indicado na embalagem, mas numa temperatura uns 15% mais baixa no forno. Ficou sensacional. A carne soltava dos ossos apesar encostando a faca.
Uma dica que peguei com um dos meus colegas (gordinho) no trampo foi: Assar o peru ao contrário, com o peito pra baixo quase até o final. Só nos últimos 60 minutos virei o peru. E usei também um tipo de um conta-gotas gigante para ficar pegando a gordura que estava na assadeira e hidratar o peru de volta.
Nos últimos 15 minutos inverti o fogão, para utilizar a chama de cima e aumentei a temperatura, para dar aquela dourada no bichinho.
Jantar de Thanksgiving
Apesar de ter comido um bocado no almoço (detalhes do cardápio completo no post da esposa) sobrou, além do peru, um pouco de todo o resto. Finalizamos sem cerimônia.
Almoço na terça
Lasanha congelada com peru
Janta na terça
Arranquei o máximo de carne possível do peru, mas mesmo assim a carcaça ainda estava cheia. Seguindo outra dica dos meus colegas, coloquei numa panela a carcaça do peru com batatas, arroz e cenouras e deixei ferver. Com uns 30 minutos de fervura mais ou menos os legumes e o arroz estavam prontos e toda a carne tinha soltado dos ossos. Foi só tirar a carcaça e tomar cuidado na hora de comer a sopa pois sobraram algumas lascas de osso.
Extremamente saboroso.
Almoço na quarta
Sanduíche de peru.
Peguei um tanto de peru picado, queijo cheddar cremoso e muzzarela picada. Misturei tudo, 1:30m no microondas e depois espalhado em cima de dois pães torrados. Ô vida boa…
Janta na quarta
Peguei o que sobrou do peru e preparei no molho de soja com brócolis, couve flor, pimentão verde e cebola, acompanhado de arroz branco. Tipo um frango com legumes do China in Box, mas com peru.
Almoço na quinta
Sobra da janta de quarta
Se você preparar um belo peru neste Natal e não souber o que fazer com o resto dele, tão ai minhas sugestões de como enfiar colocar o peru no seu cardápio! São 7 refeições completas!