Eu me orgulho de ter uma firme convicção na maioria das minhas posições morais, éticas e religiosas. Mas tem uma coisa que ainda que não consegui me decidir por completo.
Aliás, me decidi, mas quando vejo coisas como o vídeo abaixo fico pensando se tomei a decisão correta.
httpv://www.youtube.com/watch?v=JJ–faib7to&feature=player_embedded
Pra quem não fala inglês o vídeo mostra uma “granja” onde os pintinhos são colocados numa verdadeira linha de montagem industrial onde eles são:
- Removidos do ovo e jogados num esteira (imagina nascer assim)
- Separados por sexo
- Os machos não são considerados “úteis” e são descartados. São jogados numa esteira que os leva a um MOEDOR DE CARNE com eles ainda vivos
- Tem parte do bico removido a laser (os bicos tem extesões nervosas, ou seja, dói esse procedimento)
- Colocados em bandeijas onde os doentes/machucados são descartados
Como é uma esteira e os bichos tão vivos alguns caem, outros enroscam nas engrenagem, muitos se machucam e morrem. Todos os que não chegam ao final da “linha de montagem” são mortos pelo processos de limpeza que utiliza água escaldante.
Vamos lembrar também de outras coisas absurdas, como a doença da vaca-louca, basicamente causada pelo fato de – em alguns países – o gado ser alimentado com ração ao invés de pasto. E o que tem nessa ração? CARNE BOVINA! O gado – que deveria ser herbívoro – não só é obrigado a ter uma dieta carnívora como também a ser canibal! Um absurdo.
Eu não vejo dilema moral em ser carnívoro, mas esse tratamento dos animais me enoja e me faz considerar virar vegetariano.
Uma outra opção é comer carne de criação “orgânica”, mas meu bolso não permite.
No tag for this post.
A cereja que estava faltando pro meu dia “ótimo”… :/
Olha a ironia: a palavra de verificação pra mim foi “bife”
Eri,
Sou vegetariano há quase dois anos e a principal razão da “conversão” foi justamente essa. E digo mais, tem coisa muito pior por aí. Além disso, o nosso exagero no consumo de carne traz vários efeitos colaterais, como o aumento do efeito estufa e problemas de saúde.
Mas também não pense que sou radical, creio que uma redução forte no consumo de carne e tratar os animais com mais respeito já seria um avanço razoável.
Ops, concordo que animais merecem uma vida digna e uma morte sem sofrimento. Guardando as devidas proporções, quando vejo algo assim me lembro dos “tratamentos” dados pelos nazistas aos seus desafetos (judeus, homossexuais etc)… 🙁
BTW, se não me engano existem estudos que alegam a necessidade de consumo de carne durante nosso “processo evolutivo”. Embora seja controversa a necessidade dela ainda, uma vez que a evolução parou em 2002 (eleição do Lula) :-P.
Como disse pelo twitter, a produção em massa de alimentos causou a redução de seu preço, permitindo o aumento de seu consumo. Ecologicamente parece que as carnes são mais caras, mas “nutricionalmente” não sei se isso não é compensado.
Ironia: pra mim a palavra de verificação foi “omelete”!!!
Coincidentemente vi esse vídeo( http://www.themeatrix.com/intl/brazil/subtitled/ ) hoje, forma mais branda de abordar o assunto.
[]’s
Mas vc não precisa virar vegetariano. Como vc mesmo falou, dá pra comer carne orgânica, de produtores locais, que tratam os animais de maneira mais respeitosa. É claro que é mais caro e para poder então se permitir isso, basta diminuir a quantidade de carne e tratar a carne como aquilo que é – um produto de luxo, um complemento ao prato principal. Foi o que fizemos aqui em casa; ao invés de comer carne todo dia, prefiro uma vez por semana mas ter certeza de que não contribuí para esse tipo de indústria.