Eu comecei a cozinhar meio que por acaso. Já tinha uma vez ou outra feito umas coisas na cozinha, mas quando a esposa fez uma cirurgia lá pelos idos de 2006 fiquei responsável pelos mantimentos por uns dias e acabei empolgando. E quando mudamos aqui pro Canadá puxei a responsabilidade e fiquei oficialmente com o posto de cozinheiro.
Nos últimos 3 anos então tenho refinado minhas técnicas, melhorando a criatividade e praticidade na cozinha ao ponto de ser capaz de fazer uma refeição bem decente para 4 pessoas comerem bem em mais ou menos 30 minutos. E nada de comida congelada não. Feito tudo do zero mesmo.
Mas recentemente tenho me aventurado mais em slow cooking. Preparar a refeição com bastante tempo, num fogo baixo, deixando curtir bastante.
Um exemplo simples é carne moída. 10 a 15 minutos é o suficiente pra preparar uma boa carne moída: Doura uma cebola, um pouco de alho, um tanto de salsinha no óleo, joga a carne, sal, pimenta-do-reino e vai mexendo bem no fogo alto pra dar aquela fritada boa e por igual. Cabou. Fica bom.
Agora ando fazendo o seguinte: meio copo de água no fundo da panela, carne moída em cima e só depois joga os temperos. Fogo bem baixo, tampa a panela e larga lá. Eu uso tampa de vidro então fico acompanhando e quando a carne parece já cozinha ai eu misturo tudo com a colher de pau, pois o centro da carne ainda vai estar totalmente crú. Repito esse processo umas 5 ou 8 vezes. A carne solta a gordura dela mesma e num determinado ponto essa gordura é que frita a carne. Vou sempre mexendo bem pra não grudar e desfazer aqueles clusters de carne pra ficar bem solto. Quando o ponto parece bom ai eu aumento pro fogo alto e mexo bem pra fritar legal. Dá um belo trabalho, mas fica sensacional.
Outro dia acho que cheguei ao ápice: Durante as férias acordei 6 da matina pra colocar um pernil no forno. Temperatura de ~130.oC durante pouco mais de 6 horas. E depois aquela chamuscada a uns ~230.oC por meia hora ou 40 minutos… O tempero? Um pouco de sal e um pouco de pimenta calabresa. Mais NADA.
Como deixei a camada de gordura em cima ela mesma foi gradualmente derretendo e penetrando no resto da carne. Deu um sabor animal. E basta dizer que não precisei usar faca para servir ou cortar o pernil.
Dá bem mais trabalho mas em algumas ocasiões, quando quiser uma coisa mais caprichada e saborosa com menos temperos e menos gordura externa, tente preparar o rango num temperatura mais baixa e por mais tempo.
Oi filho, a comida deve ficar pra lá de boa!
Mãe
Pingback: Molho Gravy at Another Geek Blog