Como mais explicar isso?

Vamos ignorar o peso bruto por um momento, já que eu não considero muito relevante. Mas como explicar a porcentagem de gordura? 3.2% a mais? Pode isso, Arnaldo?

Aparentemente meu corpo gosta de viver por entre 22% e 25% de gordura, visto que raramente consigo ir abaixo disso e não importa o quanto me esforce simplesmente tem uma barreira perto dos 20%:

 

Vale lembrar que a faixa saudável para homens da minha idade é entre 8% e 20%. Isso significa que estou um bocado acima de onde deveria estar, mas não sei exatamente o que fazer.

Minha maior frustração é que parece que meu corpo tem uma reação inversa ao que deveria quando eu me esforço para resolver isso. Exemplo simples: Segunda-feira resolvi que a feijoada do final-de-semana fez um estrago muito grande. Então apertei o regime. Perdi peso, sim, mas olhem que coisa estúpida:

Sim, eu perdi quase 2.5Kg em 3 dias, mas ganhei 1% de gordura! Alguém me explica isso? E não foi uma excessão.

O gráfico abaixo é meio confuso de entender, mas resumindo: Tem dois anos de medições nele. Azul é massa muscular, vermelho é massa de gordura.
Se está pra direita quer dizer que eu ganhei (músculo ou gordura) desde a última medição. Se está pra esquerda quer dizer que eu pedi desde a última medição:

 

Pra complicar ainda mais meu raciocínio, se eu puxar mais dados eu posso claramente apontar um relacionamento entre o maior ganho de % de gordura com períodos de treinamento intensivo. Mesmo quando é acompanhado de perda de peso bruto.

Eu inicialmente achei que o problema é que eu estava exagerando nos exercícios de cardio – corrida e bicicleta. Então reduzi drasticamente esses exercícios. Mesmo me preparando para a meia-maratona que corri mês passado o volume de corridas foi extremamente baixo.
Minhas pesquisas e estudos também indicaram que caprichar no levantamento de peso também seria indicado e tenho feito isso constantemente no crossfit. E sim, tenho visto resultados bem impressionantes no peso que consigo erguer. Então claramente devo estar usando meus repositórios de gordura para levantar peso. :-\

Tentei mudar minha dieta por um tempo adicionando bem mais carboidratos do que normalmente comeria, também sem muito sucesso.

Tentei o 30×30 que o Tim Ferris sugere o 4HB, também sem muito sucesso.

Tentei jejum intermitente sem sucesso.

Já tentei melhorar minha composição corporal perdendo peso, ganhando peso, me exercitando muito, me exercitando pouco, puxando ferro, sem puxar ferro, comendo mais (ou menos) proteína, gordura e carboidratos, aumentado ou diminuindo minha ingestão de calorias… NADA.

E posso garantir que todas as tentativas foram executadas por um tempo razoável (no mínimo duas semanas) e foram devidamente acompanhadas de dados – como podem imaginar pelos gráficos que acompanham esse post.

A minha maior frustração não é não conseguir perder peso. Como eu disse perdi 2.5Kg em 3 dias. Já cheguei a perder 10Kg em 2 semanas. Minha frustração é porcentagem de gordura porque isso sim é um indicador real de saúde.

São quase 4 anos batalhando e enquanto não posso negar que estou infinitamente melhor do que em 2010 ainda estou longe de “ser saudável”. Pelo menos em termos de gordura.

Cheguei a puxar esse assunto com dois personal trainers e com a minha médica, mas em todas as instâncias a reação foi “blah”. Pra quem não sabe “blah” é uma variação entre “Você está fazendo alguma coisa errada”, “Não podia me importar menos” e “Você perdeu trocentos quilos. Pára de encher o saco”.

Algum conselho, Internet? 😛