Eu tenho problema

By | April 3, 2014

Como mais explicar isso?

no-progress

Vamos ignorar o peso bruto por um momento, já que eu não considero muito relevante. Mas como explicar a porcentagem de gordura? 3.2% a mais? Pode isso, Arnaldo?

Aparentemente meu corpo gosta de viver por entre 22% e 25% de gordura, visto que raramente consigo ir abaixo disso e não importa o quanto me esforce simplesmente tem uma barreira perto dos 20%:

Screen Shot 2014-04-03 at 7.45.24 PM

 

Vale lembrar que a faixa saudável para homens da minha idade é entre 8% e 20%. Isso significa que estou um bocado acima de onde deveria estar, mas não sei exatamente o que fazer.

Minha maior frustração é que parece que meu corpo tem uma reação inversa ao que deveria quando eu me esforço para resolver isso. Exemplo simples: Segunda-feira resolvi que a feijoada do final-de-semana fez um estrago muito grande. Então apertei o regime. Perdi peso, sim, mas olhem que coisa estúpida:

Screen Shot 2014-04-03 at 7.55.06 PM

Sim, eu perdi quase 2.5Kg em 3 dias, mas ganhei 1% de gordura! Alguém me explica isso? E não foi uma excessão.

O gráfico abaixo é meio confuso de entender, mas resumindo: Tem dois anos de medições nele. Azul é massa muscular, vermelho é massa de gordura.
Se está pra direita quer dizer que eu ganhei (músculo ou gordura) desde a última medição. Se está pra esquerda quer dizer que eu pedi desde a última medição:

Screen Shot 2014-04-03 at 7.42.18 PM

 

Pra complicar ainda mais meu raciocínio, se eu puxar mais dados eu posso claramente apontar um relacionamento entre o maior ganho de % de gordura com períodos de treinamento intensivo. Mesmo quando é acompanhado de perda de peso bruto.

Eu inicialmente achei que o problema é que eu estava exagerando nos exercícios de cardio – corrida e bicicleta. Então reduzi drasticamente esses exercícios. Mesmo me preparando para a meia-maratona que corri mês passado o volume de corridas foi extremamente baixo.
Minhas pesquisas e estudos também indicaram que caprichar no levantamento de peso também seria indicado e tenho feito isso constantemente no crossfit. E sim, tenho visto resultados bem impressionantes no peso que consigo erguer. Então claramente devo estar usando meus repositórios de gordura para levantar peso. :-\

Tentei mudar minha dieta por um tempo adicionando bem mais carboidratos do que normalmente comeria, também sem muito sucesso.

Tentei o 30×30 que o Tim Ferris sugere o 4HB, também sem muito sucesso.

Tentei jejum intermitente sem sucesso.

Já tentei melhorar minha composição corporal perdendo peso, ganhando peso, me exercitando muito, me exercitando pouco, puxando ferro, sem puxar ferro, comendo mais (ou menos) proteína, gordura e carboidratos, aumentado ou diminuindo minha ingestão de calorias… NADA.

E posso garantir que todas as tentativas foram executadas por um tempo razoável (no mínimo duas semanas) e foram devidamente acompanhadas de dados – como podem imaginar pelos gráficos que acompanham esse post.

A minha maior frustração não é não conseguir perder peso. Como eu disse perdi 2.5Kg em 3 dias. Já cheguei a perder 10Kg em 2 semanas. Minha frustração é porcentagem de gordura porque isso sim é um indicador real de saúde.

São quase 4 anos batalhando e enquanto não posso negar que estou infinitamente melhor do que em 2010 ainda estou longe de “ser saudável”. Pelo menos em termos de gordura.

Cheguei a puxar esse assunto com dois personal trainers e com a minha médica, mas em todas as instâncias a reação foi “blah”. Pra quem não sabe “blah” é uma variação entre “Você está fazendo alguma coisa errada”, “Não podia me importar menos” e “Você perdeu trocentos quilos. Pára de encher o saco”.

Algum conselho, Internet? 😛

No tag for this post.

7 thoughts on “Eu tenho problema

  1. Luiz

    Olá, primeira vez que posto aqui, mas vamos lá.
    Teoria que pode ser errada, mas já que tentastes de tudo… Acredito que tua genética esteja preparada pra este nível de gordura e que ao sinal de qualquer restrição alimentar, teu corpo espera que há um problema e começa a transforma músculo em gordura, perdendo peso (devido a diminuição de ingestão de alimentos), mas também de músculo, enquanto ocorre um aumento na gordura.
    A solução seria, já que este é o nível basal de gordura atual, é diminuí-lo aos poucos e constantemente. Acredito que não realizar uma diminuição drástica na quantidade normal de comida, mesmo após um excesso feito comer uma feijoada, mas aumentar no exercício. Isso não sinalizaria pro corpo que haverá falta de alimento e reduziria o peso ganho pelo excesso cometido aos poucos, mas constante.
    Com o tempo, na faixa de seis meses, o nível basal tenderia a se reduzir, já que não houve nenhum sinal de restrição alimentar.

    Mas isso é uma teoria beeeemm maluca que pode não dar certo, só que como já tentastes de tudo…
    Sinceramente, boa sorte e torço pra consigas de algum jeito!
    Luiz

  2. David Mello

    Cara, posso estar falando bobeira, mas li por ai que a gordura não pode ser eliminada… a celula de gordura fica lá… qdo vc engorda, ganha celulas de gordura… mas qdo emagrece, você não perde elas… elas ficam menores apenas… não pode ser esse o caso ? dai só indo para uma lipo.

  3. Anderson Fraga

    Lamento te decepcionar, mas a gordura é a coisa mais dificil de perder.
    Enquanto tu fez todas essas mudanças em pouco intervalo de tempo, apenas perdeu músculo, para o gasto calórico.
    Gordura, em si, é reserva, não de imediata queima.

    Talvez possa ser interessante: http://gizmodo.uol.com.br/a-ciencia-da-gordura/

  4. Francisco

    Eri,

    Tenta o trio (fisiologista + endocrinologista + nutricionista) mas que seja, focados em atletas. Eles vão pedir exames que podem ajudar a dizer se essa quantidade de gordura é ruim para você ou não. Se for ruim eles vão ter que se virar para te ajudar a reduzir. Se não for ruim continue com o alimentação normal e treino pesado.

    abs

    Chico

  5. healthy ageing

    Hey fantastic blog! Does running a blog similar to this take a large amount of work? I’ve virtually no understanding of computer programming but I was hoping to start my own blog in the near future. Anyhow, if you have any suggestions or techniques for new blog owners please share. I understand this is off subject however I simply needed to ask. Many thanks!

  6. Silvio Fonseca

    Humm, não entendo o suficiente pra dar pitacos, mas entendo de métricas 🙂 Alguma possibilidade da medição não estar correta? Fora isso, o primeiro comentário faz bastante sentido: normalmente coisas boas acontecem com o tempo e coisas ruims acontecem rápido. Mudanças drásticas podem não ser a solução. De qualquer forma você está anos-luz à minha frente em termos de saúde.

    Abs

    Silvio

  7. Adriano Braga

    Olá Eri,

    Você é da área de IT certo?
    Eu sou da área de IT, sou desenvolvedor, e estou pensando em imigrar ai pra halifax.

    Gostaria de trocar algumas idéias contigo.

    skype: adriano.braga83
    gmail : adriano.braga83@gmail.com

Comments are closed.