Yay! Burpees!

By | July 8, 2014

Existem diversos exercícios capazes de nos fazer miseráveis. Eu particularmente não gosto de flexão de braço. É um sofrimento horrível, cansativo, faz os músculos queimarem, me faz lembrar como a vida era melhor quando eu preferia assistir televisão do que me exercitar.

Algumas pessoas odeiam abdominais. Só de imaginar fazer uma série já rola aquela má vontade. Outras ainda detestam correr ou levantar peso.

Mas com certeza nada é tão universalmente odiado quanto o burpee.

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O Burpee foi inventado inicialmente por um PhD americano com o propósito de ser uma forma rápida de testar a capacidade física de um indivíduo. Porém assim como Elfos foram pervertidos em Orcs esse simples teste foi pervertido em um dos mais horríveis sofrimentos que pode-se submeter alguém durante um treinamento. (Tão percebendo que eu gosto de Burpees, né?)

O Burpee moderno é composto de 6 movimentos:

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  • Começando em pé, agache-se e coloque as mãos no chão
  • Jogue as pernas para trás e fique numa posição de prancha
  • Abaixe e encoste o peito no chão
  • Erga o corpo como em uma flexão de braço
  • Jogue as pernas para frente, voltando a ficar agachado
  • Pule, estique os braços para o alto e bata palmas acima da cabeça

Parabéns! Você fez UM Burpee.

Percebam que você usou exatamente todas as partes do seu corpo, incluindo a língua, no momento que você xingou ao terminar. Fazer burpees é exaustivo, mas acho que não preciso falar muito dos benefícios. É um exercício que vai melhorar seu condicionamento, força, agilidade, flexibilidade, coordenação e resistência mental. Além disso não exige nenhum equipamento e pode ser feito em um espaço bem pequeno, como um quarto de hotel durante viagens, por exemplo.

No CrossFit fazemos burpees o tempo todo e o exercício é tão odiado que quando o treinador avisa que tem Burpees no WOD todo mundo responde (ironicamente) “Yay! Burpees!”

neverburpees

Até ai tudo bem (há), mas eu tenho certeza que quem prepara os WOD no CrossFit é uma pessoa muito infeliz que deseja o mal para a humanidade. Três dos WODs que me dão calafrios só de pensar:

  • AMRAP 7 Burpees:
    • 7 minutos fazendo burpees. O Maior número possível.
    • (Meu recorde é 63)
  • 100 Burpees for time
    • Faça 100 burpees e veja quanto tempo demora
    • (nunca fiz esse WOD)
  • Death by Burpees
    • A cada minuto, no minuto, faça o número de burpees até não conseguir mais acompanhar. Explicando: No minuto 00:00 você faz 1 burpee, pára, relaxa e fica esperando até o próximo minuto cheio (01:00) e ai faz 2 burpees e descansa até 02:00 onde faz 3 e assim sucessivamente.
    • (Meu recorde é 11 minutos)

Aqui um vídeo-tutorial (em inglês) de como fazer um Burpee:

Mas como eu disse acima no CrossFit é onde a porca torce o rabo e eles acharam que dava pra dar uma engrossada nesse caldo, então algumas variedades foram criadas:

Burpee Box Jump:

Lateral Bar Hop Burpees

(Eu normalmente termino meus Burpees igual o cara de branco)

Burpee Pull-ups

O resumo é que seja para avaliar sua capacidade atlética atual ou para fazer um exercício que vai te fazer miserável mas trazer muitos benefícios minha recomendação fica:

isaidburpees

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2 thoughts on “Yay! Burpees!

  1. veramrb@gmail.com

    Se eu fizer só um desse exercício, eu não levanto mais.
    Parabéns por conseguir fazer, mesmo terminando todo exausto

    bjs
    Mãe

  2. Renato Batista

    Cara, já fiz desses exercicios, realmente é o cão dos exercícios, haha.
    Por aqui resolvi me exercitar e deixar de ser um gordo sedentário, estou jogando tenis e comecei a correr, vou fazer uns burpes depois pra ver qtos consigo. :S

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