Eu concordo totalmente com essa frase e cada vez que olho resultados como o abaixo, rola uma tristeza:
$ uptime
12:22:10 up 23 days, 19:56, 6 users, load average: 0.20, 0.34, 0.33
A quantidade de horas, suor, inteligência e dor de cabeça colocados no desenvolvimento de um processador é uma coisa absurda. E cá estou eu usando 0.20 do bichinho na minha workstation.
Essa semana que passou foi especialmente triste neste aspecto: Temos uma escola associada à universidade que ao invés de ter seu próprio time de IT, simplesmente terceiriza sua infra aqui para a universidade e recentemente eles decidiram que precisam fazer um upgrade na sua tecnologia.
Eu concordo 100% na questão do software, pois atualmente eles tem um Windows NT 4.0 como controlador de domínio e um Exchange 5.5 como servidor de email. (eca, eca, eca).
Mas em relação à hardware… Eles tem 25 usuários na rede deles. O atual servidor NT foi adquirido em 1998 e o servidor exchange em 2003. E essas máquinas estão dando conta do recado. Rodando Windows…
A solução nova vai usar Linux, que vou instalar com capricho e sem gorduras desnecessárias. Esses servidores atuais dariam de sobra, mas como ninguém faz projeto novo com máquina velha, compraram duas máquinas novas.
Dá até vontade de chorar: Uma delas é uma quad-core 64bits, 2GB de RAM e 500GB em RAID 5 e a outra é uma dual quad-core, 4GB de RAM e mesma coisa de HD.
Imaginem só esses dois monstros pra servir 25 usuários, de segunda à sexta das 8 às 16hrs.
Só quem é geek vai entender esse aperto no coração que estou agora.
ok… a última frase ficou gay. Foi mal.