Atualizando o VMware

By | July 29, 2009

Hoje o dia foi dedicado a atualizar (ou começar a atualizar) nossa infra-estrutura de VMware.

Os planos são de reduzir nossos 6 racks cheios de servidores hoje para 1 ou 1,5 rack com toda a infra virtualizada. E a ferramenta escolhida foi o VMware, que apesar de eu gostar, anda me dando uns nelvoso. E hoje foi outro desses dias.

Pra quem tem ESXi 3.5 com Virtual Center 2.5, atenção… Eu tive os seguintes problemas:

1-) Hardware incompatível: Dois dos cinco servidores – PowerEdges 2600 e 2650 – não são compatíveis com ESXi 4.0

2-) Ferramenta de upgrade: Eu escolhi o vSphere Host Update Utility, que é até fácil de usar, mas eu ACHO que está bugado. Além de ESXi tenho também um ESX na parada e ele deveria pedir um .iso pra fazer upgrade, de acordo com o knowledge base da vmware, mas na prática a ferramenta tá me pedindo um .zip que não tenho nem idéia de onde achar. Alias, achar o .zip pra fazer upgrade do ESXi também não foi nada fácil, então aqui a dica: Vai na parte de downloads do site e faz como se fosse baixar um demo. Na mesma tela onde tem o .iso tem também um .zip. É dele que você precisa.

3-) Site escroto, mal-feito, porco: Mesmo com a minha sessão logada, quando clicava em um link de download ou algo do tipo ele me pedia DE NOVO pra logar. E nas 3 vezes que fiz download hoje, já logado com meu usuário, tive que preencher quantos funcionários tem a empresa, qual tipo de storage uso, se eu tenho projeto em andamento e o cacete… de novo e de novo e de novo…

4-) Documentação mal-elaborada e cheia de recursividade: Um dos documentos que cheguei a consultar falava um monte de coisa inútil e referenciava outro documento. Esse outro documento enchia mais lingüiça e referenciava o primeiro de volta! Isso sem contar que todos os documentos do knowledge base tem frases do tipo “baixe o arquivo xpto”. E não tem link pra m* do arquivo.

Bom… tinha até mais coisa pra falar, mas tá pra começar NCIS e sou mais assitir TV que passar nervoso de novo lembrando a encheção de saco que foi o dia. Qualquer dúvida ou sugestão, os comentários são bem-vindos. Ou não.

Related posts