Ano passado implementamos Zmanda como nossa solução de backup. Nada mais é do que o Amanda com front-end bacana e suporte enterprise, o que eu acho ótimo (e fui eu que recomendei a solução deles).
o Zmanda está instalado num servidor PowerEdge da Dell rodando numa tape library também da Dell.
Infelizmente eu caí na besteira de deixar o sysadmin júnior responsável pelo backup por um bom tempo e descobri que tinha uma monte de cagada no sistema e apesar de ter conseguido arrumar a maior parte precisei entrar contato com o suporte do Zmanda. Chega o email de resposta deles assinado por um Eduardo Kazuo Miyazaki. Pô… nome mais brasileiro que esse só se o cara chamasse José da Silva. Pesquisa no Linkedn e batata.
Parte dos problemas resolvidos descobri que o backup não estava sendo mandado pra tape library por algum problema de hardware. Como eu estava de férias encaminhei pro pessoal do meu time e pedi pra alguém ligar na Dell.
Ai me respondem encaminhando o email vindo da Dell, cujo engenheiro responsável era um tal de Luiz Dunham. Escuta… Luiz com Z e sobrenome com N seguido de H só pode ser brasileiro, né? Mais uma pesquisada rápida e pá: confirmado.
Agora me explica quais as chances eu, brasileiro morando no Canadá, tentando resolver um problema num único sistema (backup) ligar em duas empresas diferentes nos Estados Unidos e ser atendido por um brasileiro em ambas?
Sensacional. Isso só mostra que nós, brasileiros, somos realmente bons nessa história de IT.