Canadian Trampo 2.0

By | July 27, 2008

Finalmente o post sobre o novo emprego. Agradeço ao inúmeros leitores (nenhum) que insistiram que eu postasse sobre o assunto.

Comecei quarta-feira passada no novo emprego e aparentemente é exatamente o que eu estava procurando.

O ambiente é pequeno em relação ao que eu estava acostumado (por volta de uns 50 servidores ou menos), tem muita coisa pra ser feita (apesar de eles ainda não saberem disso) e o nível de burocracia parecer ser muito baixo.

Começando de trás pra frente, desde 2004 tenho vivido às custas de processos. Seja um ITIL, SOX ou algo que o valha.

Agora estou numa empresa onde não existe service desk, comitê de mudanças nem nada do tipo. E eu, que sempre fui muito crítico em relação a burocracia, de repente me senti perdido. “Como assim, não tem processo definido pra isso”? Minha nossa… espero que eu não tenha virado um burocrata.

Quanto ao que precisa ser feito, o tempo que passei no time de transição de outsourcing no meu último emprego no Brasil me ajudou a desenvolver um “olho clínico” para identificar problemas, pontos de falha e erros de design em ambientes. Nos três dias que passei lá fiz algumas perguntinhas básicas que me mostraram o tanto de coisa que tem pra ser feito pra virar um ambiente minimamente decente.

Com um time de transição montado ia levar no mínimo uns 6 meses pra deixar tudo redondo, o que significa que tem trabalho pra mais de 2 anos com certeza.

Mas lógico que eu não sou idiota e sei que antes de mais nada eu preciso convencer meus chefes, colegas e o povo da grana que as coisas que vou sugerir precisam ser feitas. Ainda preciso estudar a estratégia (do grego estrategie). E preciso usar algum método de convencimento, afinal ninguém gosta de ouvir que sua infra é horrível. 😛

Por último, finalmente tenho um ambiente pequeno para cuidar de novo. Apesar de ambientes grandes serem ótimos para aprendizado macro, no final você fica meio engessado por causa dos limites de responsabilidade. É bem mais fácil influenciar um ambiente pequeno do que um grande.

De resto tive uma grata surpresa em relação ao meu horário de trabalho. Enquanto o normal é das 08:30 às 16:30 hrs, durante o verão trabalha-se meia hora a menos! Então estou entrando às 08:30 e saindo às 16:00 hrs. E não se esqueçam que o sol está se pondo por volta das 21:00hrs aqui.

Ah, sim… e sem querer contar vantagem, posso usar Linux no meu desktop (já to com o Hardy instalado) e a conexão internet é MUITO, MUITO rápida).

Related posts

4 thoughts on “Canadian Trampo 2.0

  1. Nane

    Eu não insisti para você fazer um post sobre o seu trabalho novo mas estava aqui esperando sua preguiça passar para saber das novidades… Gostei de saber que você tem novos desafios e que vai preencher seu lado workaholic mas ao mesmo tempo vai sair às 4 da tarde e vai poder fazer outras coisas também.
    Saudades!
    Gorda

  2. Phillip Fernandes

    Após ler os seus posts, minha vontade de arrumar a minha mochila e ir trabalhar fora do Brasil aumentaram 100%.

    Você foi para o Canadá com a cara e a coragem ou já tinha um emprego inicial te esperando?

  3. Pingback: Notícias do front at Another Geek Blog

Comments are closed.