De boas intenções…

By | June 10, 2009

Já dizia o velho deitado que de boas intenções o inferno está cheio. A pessoa que estou substituindo no novo emprego certamente tinha boas idéias, mas não gostei de como as implementações foram feitas até o momento.

Talvez por ser um péssimo programador eu gosto de código limpo, variáveis auto-explicativas e uso extensivo de funções. É o único jeito de eu não me perder dentro do meu próprio código.

Ai olhando o que achei até o momento dá no cérebro tentar entender alguns dos scripts. Fora alguns testes do tipo:

if [ ${DIR}/X${USER} = ${DIR}/X -a `grep ${USER} \
/very/long/directory/path/user-list|wc -l` -gt 1 ]

É. Eu sei. Medo. E documentação é para os fracos, caso estejam em dúvida.

Fica difícil criticar por um motivo muito simples: Tudo funciona redondo. Só é muito complicado alterar qualquer coisa. E eu estou assumindo no meio de uma migração, de forma que metade dos servidores funciona bem no ambiente antigo. Metade funciona quase bem no ambiente novo. Só não pede pra convesarem um com o outro. Ai a casa cai.

Mas hoje animei mais ainda. Numa reunião com o chefe ele me deu carta branca para fazer o que eu achar necessário. A única coisa que ele disse foi: Pega leva com o meu orçamento.

Como de pão-durismo eu dou aula e pretendo fazer tudo com software livre não acho que vou esbarrar em nenhuma restrição orçamentária. Talvez para backup eu precisei de algum hardware específico. Talvez uma tape library… Vou ter que analisar só isso com cuidado.

A única causa que ainda não sei se vou abraçar é a de qual distribuição usar… Eu sou Debian desde pequenininho, mas não tenho argumentos contra o CentOS exceto pelo fato dele não ser o Debian.

E pro storage rola outra dúvida: Linux ou Nexenta? Sabe como é… brtfs ainda é alpha e ZFS já posso sair usando amanhã.

4 thoughts on “De boas intenções…

  1. Francico

    Nexenta sem sombra de dúvidas. Ou um linux com XFS. Mas ZFS, IMHO, é beeeeem mehlor
    Quanto a distribuição se você vai rodar: “Voip pronto”, oracle, ou qualquer software proprietário desenvolvido para RH, use CentOS. Caso contrário use debian por um único argumento: repositório de pacotes.

    abs

    Chico

  2. Leonardo

    Kbra,

    Estive com a mesma dúvida sobre distribuição a um tempo atrás… RHEL/CentOS x Debian… No meu começo de vida usei Red Hat (6.x até 9), mas depois que conheci o Debian, minha vida mudou, parei de beber, parei de bater na mulher, enfim, tudo por causa do apt-get. Naquela época, já existia um esboço de yum, mas não funcionava a contento…

    Hoje posso dizer com certeza, que o Yum está muito bom, funciona, tem um gigante repositório de pacotes. Sem contar com os aplicativos e drivers já prontos e compilados pra RHEL (que funcionam perfeitamente no CentOS)…
    Foi um parto fazer funcionar HBAs FC no Debian, no CentOS, rpm -ivh xxx.rpm pronto. Já está funcionando…

    Aqui minha pequena contribuição.

    []’s
    Leo

  3. Leonardo

    Há, outro pró a favor do RHEL/CentOS. A maioria dos malditos distribuidores de Hardware (IBM, HP, Dell), dão suporte somente a RHEL e Suse (não o open, claro). Se vc disser pra eles que usa debian nos servidores, e tiver algum pró de hardware, vai ouvir um sonoro “vai ter reiar”, só suportamos RHEL. Já tive problemas com isso com discos rígidos, eles não queriam substituir, porque tinha debian no servidor, e tinha a luz de erro bem grande, laranja e piscando no disco (IBM)…

    Já se tiver CentOS, fica mais fácil enrolar eles… Muda o redhat-release no /etc, e pronto, vc tem um RHEL, pelo menos pra quem for instalar… 🙂

    Não querendo meter mais ainda meu bedelho, se vc for utilizar virtualização, o VMWare ESXi 4.0 saiu do forno, e o Xen Server Enterprise 5.0 está muito bom (estou usando ele), e o 5.5 sai agora dia 19, e está com umas funcionalidades bem legais. Tô me coçando pra não baixar o beta… 🙂 Ps.: os dois são “de grátis”.

  4. Pascal

    Debian né! Mais pacotes, maior familiaridade! Não sei sua opinião sobre o Ubuntu Server, mas eu acho válido também. Tem alguns pacotes que não tem no debian e versões mais atuais de alguns softwares! Eu peguei essa tendencia, estou usando o Ubuntu Server em algumas máquinas, e assim que sair a próxima LTS vou adotar como padrão!

    De qualquer forma, boa sorte! 🙂

Comments are closed.