Depois que a última empresa onde eu hospedava meus sites pediu arrego (aka falência) resolvi procurar por alternativas.
Historicamente este blog, bem como meu site principal http://www.linuxman.pro.br foram hospedados em servidores exclusivos, mantidos pelo Silvio (cadê a URL, Silvio?) e por mim.
A única vez que hospedei minhas páginas por poucos meses num serviço de hosting tradicional, fui hackeado junto com mais uns 300 clientes. Que feio.
Ter um servidor exclusivo é sempre interessante, pois podia usar minha versão de Linux favorita (Debian) com os pacotes que achasse conveniente e com liberdade pra acessar o shell, fazer scripts, usar a crontab, editar arquivos no vi, criar túnel SSH, adicionar e remover usuários com permissões diferentes e etc. São coisas que um hosting tradicional não oferece.
Por outro lado manter atualizado, fazer backups, monitorar e debugar problemas além daqueles que já tenho no meu emprego é sem graça e cansativo. Principalmente acompanhar a parte de segurança. Vou dizer que apesar de não ter sido hackeado nenhuma vez enquanto tinha root nos servidores teve uma vez que uma configuração mal-feita no apache/php e um site hospedado com um engine desatualizado transformaram o server num zoombie num canal IRC por uns 2 dias. Bem desagradável isso.
Tentando chegar a um meio termo vi a indicação que o Augusto do br-linux fez do DreamHost e resolvemos experimentar.
O serviço deles é realmente muito bom. Usam Debian em todos os servidores, desenvolveram um painel de controle próprio que é sensacional e colocaram bastante customização nos serviços, de forma que o gerenciamento dos usuários e domínios é bem simples.
Como fornece acesso ao console via SSH junto com crontab, diversas linguagens de programação e outros recursos avançados está mais do que satisfazendo as necessidades.
Isso eu já esperava quando contratei, afinal eu li as features antes de assinar. Mas o que eu realmente estou gostando é do suporte.
Eu não sou o tipo de pessoa que fica pedindo ajuda e gosto de resolver meus próprios problemas. Além disso sou um Geek e exigo respeito. 😛
Como aparentemente a equipe do DreamHost é formada por Geeks e muitos clientes devem ser Geeks eles simplesmente implementaram uma Wiki onde eles e todos os clientes podem se auto-suportar nos moldes conhecidos pelos usuários de software livre.
Não bastando isso ontem de noite eu estava codificando um script pra me avisar no celular quando publicarem avisos meteorológicos e percebi que o server estava muito lento. Foi natural rolar um instinto de sysadmin e sentei o dedo. Mandei ver o uptime da máquina e dei de cara com isso:
$ uptime<br /> 20:44:15 up 24 days, 6:55, 3 users, load average: 430.04, 379.25, 188.85
Hum… Melhor avisar os caras, né?
Quando fui preencher o formulário de suporte o bom-humor da equipe ficou claro. Dentre as diversas perguntas uma delas era algo do tipo “Você sabe do que você está falando?”. E as opções eram algo como:
– Hum?
– Na verdade sei muito pouco
– Explique com cuidado, mas não me trate como idiota
– Eu sei das coisas
– Não me leva a mal, mas conheço isso melhor do que você
Caramba! Sensacional! Que Geek já não perdeu a paciência quando os nego do suporte vem tratando a gente igual usuário de Windows Millenium? Lógico que eu fiz questão de clicar na última opção, né? Mais pra tirar sarro e apoiar o bom-humor do que levando a sério.
Como eu preenchi o formulário dizendo que não tinha pressa no problema (que também era uma pergunta engraçada com respostas engraçadas) achei que ia ser de 15 a 20 dias úteis pra vir alguma coisa, mas hoje já me responderam.
E não foi uma resposta do tipo “Obrigado por entrar em contato conosco. Sua opinião é muito importante para nós”.
O sujeito realmente redigiu a mensagem. Explicou que tiveram alguns picos de utilização e que o Load Watcher entrou em ação e conseguiu estabilizar o servidor sem maiores problemas. Pediu desculpa pelo ocorrido e se colocou a disposição para dar maiores esclarecimentos.
Estou realmente satisfeito com a DreamHost até o momento e recomendo os serviços deles.
O único incoveniente pra quem mora ai no Brasil é que não dá pra pagar via GoogleCheckout e ai precisa mandar uma money order em dólar pelo correio, o que não é nada prático.
Se você tem apenas um ou dois sites e não está querendo a chatice de correr atrás de câmbio, money order, correio, etc, me mande uma mensagem que posso negociar colocar seus sites sob minha conta lá por um preço igual da LocaWeb. 😉