Engine próprio

By | January 2, 2008

No meu último post falei do meu aprendizado de SQL.

Desde que comecei no meu novo trampo meu sangue geek está fervilhando e tenho brincando bastante de programação.

Vale ressaltar que não sou programador e nunca vou ser um excelente desenvolvedor, mas tenho uma certa familiaridade principalemente com shell scripts e algumas idéias na cabeça que até que se mostram interessantes de vez em quando.

Como sou administrador de sistemas, estou aprendendo SQL e tenho familiaridade com scripts, resolvi juntar tudo num desafio pra mim mesmo: Rodar em um servidor com recursos muito limitados uma página dinâmica com informações vindas de um banco de dados. Isso tudo gerado por um shell script onde posso criar novos posts via linha de comando.

Está bem simples, mas já está no ar. Com apenas umas 4 horas de trabalho entre instalar o servidor (máquina virtual rodando no vmware no meu computador novo) aprender algumas coisas sobre CSS, desenvolver o script e o banco de dados já está no ar (sem nenhum objetivo ou utilidade) http://home.linuxman.pro.br .

O servidor tem um total de 64MB de RAM, 620M de HD utilizado (8GB disponível) e roda lighttpd e sqlite. A página utiliza server side includes, puxando o conteúdo via shell script. Pra postar eu acesso o shell dela e chamo um script que abre o vi e depois pega o conteúdo do arquivo que edito no formato de markup do txt2tags e utiliza o mesmo pra gerar o HTML que filtro também via script. Total de 57 linhas de código shell e 20 de HTML. 😉

Totalmente sem uso nem sentido, mas muito muito divertido!

Related posts