O título oficial no trabalho é “Senior Systems Administrator” e tenho gasto mais de 80% do meu tempo nesse primeiro mês automatizando coisas.
Fato: Eu sou preguiçoso pra cacete e odeio trabalho repetitivo. Logo, automatizar é preciso. As coisas que automatizei eu raramente precisaria fazer eu mesmo, já que tem o pessoal mais júnior pra fazer. Porém se eles estiverem fazendo esse trabalho chato e tedioso, outras coisas chatas e tediosas iam sobrar pra mim. E projeto, que é legal, vai ficando pra depois. Entenderam onde quero chegar? 😛
O problema é que a empresa é pequena. Com 2 semanas de casa automatizando coisas já corria o boato que “o cara novo manja muito de script”. E ai, como diria o Dilbert, bate a maldição de ser competente.
90% dos negócios da empresa estão em cima do principal software, logo tem uma equipe de desenvolvedores que é praticamente metade dos funcionário da empresa. E eles estão atolados até a alma de coisa para fazer. Mas surgiu uma necessidade urgente (uns 3 meses atrás) de fazer parse em uns arquivos para analisar os dados e até então ninguém tinha nem olhado. E deram previsão de mais 6 meses antes de ter tempo de olhar.
O gerente de contas do cliente então chega pro cara novo (aka esse que vos fala) e pede: Será que você pode dar uma olhada? Hum… desenferrujei um pouco do Python e fiz o treco pro nego. A lógica é de pobre, mas é limpinha. Funciona e é o que interessa.
Mas e ai? Ai que ele ficou tão feliz que foi falar com o meu chefe se ele não me “emprestava” pra expandir o projeto, fazer sistema de relatorio, analise anti-fraude, transferência de arquivo…
Resumindo… caiu a casa pro meu lado. Vou passar um bom tempo agora em projeto de desenvolvimento. Mas eu vou armado, parceiro. E de farda preta:
Meus caros leitores desenvolvedores, se preparem… porquê vou encher o saco de vocês com perguntas. Posso não ser programador, mas conheço um monte deles. E, pelo menos eu espero, vou conseguir tocar um projeto inteiro sozinho. Quem diria… Eu, programador. 😛
De volta às raízes…
Quer dizer, vc saiu como programador? Eu, sim.
Essas mudanças de ares são legais, mas toma cuidado!! Conheço meia dúzia de ótimos (ex)sysadmin que se tornaram programadores.
Boa sorte nessa empreitada aí, e não nos poupe dos detalhes 🙂
Quando você fala em virar programador eu fico tranquilo. Mas se você me falasse isso há uns 6 anos eu ficaria muuuuito preocupado.
abs
Chico
Pingback: After the software wars | Another Geek Blog