Além de Linux a outra plataforma *NIX que tem aqui no trampo é Solaris. Não me envolvo muito, pois tem outro nego com trocentos anos de casa que ama o Solaris e a Sun. E já que eu não sou muito fã mesmo, juntou a fome com a vontade de comer.

Mas esses dias o pessoal de desenvolvimento pediu umas coisas novas e ai analisa versão de uma coisa, de outra, dependências, libraries, etc e o nego chegou a conclusão que precisaria instalar versões novas de: Apache, PHP, MySQL, GD, OpenSSL, etc, etc…

E instalar como? Baixando código-fonte e compilando na unha. Eu não quis me meter, mas o nego passou a semana inteira compilando pacotes em dois servidores, analisando erros, ./configure, make, make install, etc. Mais ou menos igual era no Linux uns 8 anos atrás.

Tenho certeza – ou pelo menos quero muito acreditar – que isso foi totalmente desnecessário. Quero acreditar que o Solaris tem um sistema de gerenciamento de pacotes bacana que com 2 ou 3 comandos você resolve todos os seus problemas instalando todos os programas e dependências. Quero acreditar que nego não sabe o que está fazendo.

Mas nesse caso fica a dúvida: Se o cara de Solaris não sabe, quem sabe?

Enquanto isso eu me contento em instalar meus pacotes o yum mesmo.