Google Apps Enterprise

By | May 5, 2011

Tem pesadelo maior pra um sysadmin Unix do que ter que dar manutenção em servidor Windows? Sim! Dar manutenção em um servidor Exchange, obviamente rodando num servidor Windows. E ainda por cima ser um servidor só, 2003, e começar a ter requerimentos de múltiplos domínios. E aliases externos e tudo mais aquilo que é mamão-com-açúcar usando um Postfix.

Mas não basta remover o Exchange. Minha impressão é que se o e-mail é a ferramenta número um usada na empresa o calendário é a número dois. Ah, sim… BlackBerry. Tem que sincronizar com essa criatura. E iPhone. E Android. Sim: O email e o calendário. E nem ouse perder os contatos. Devem sincronizar e estar sempre disponíveis.

Ai ferrou, né? Basicamente consegui pensar só em um servidor alternativo ao Exchange: Zimbra. É sensacional e já usei antes. Mas cá entre nós: Eu já tenho tanto trampo e minha equipe foi reduzida recentemente com um dos técnicos pulando pro time de vendas. Que tal passar o problema pra outro?

Pesquisei um pouco e por coincidência fui contactado por um empresa parceira do Google quase ao mesmo tempo e partimos pro Google Enterprise com direito a Postini e tudo.

Não foi nem de longe a migração simples e suave que eu planejava e o fato de ter múltiplos domínios sendo migrados em datas diferentes fez a coisa ficar ainda mais complicada. Mas o que mais me impressionou mesmo é a resistência a mudança que as pessoas tem.

Mesmo com todas as maravilhosas features disponíveis na interface web do Gmail cerca de 90% da minha base de usuários pediu pra que o Outlook fosse configurado. Literalmente meia dúzia de pessoas abraçou a interface web. O que, na minha opinião, é ridículo.

No lado da migração já fica a dica pra quem for pelo mesmo caminho: Esquece a opção de deixar os usuários migrarem seus próprios emails: A ferramenta é um lixo, trava o diversas vezes e é incrivelmente lenta. Vá direto pra opção de migrar direto do Exchange pro Gmail e seja feliz. Esse foi meu principal erro… Quis deixar meus usuários migrarem seus emails (menos problema pra mim, né?) e foi um tiro no pé. Tive um dia do cão ouvindo xingos variados, a internet ficou uma carroça (todos os usuários tentando subir suas várias centenas de MBs de emails ao mesmo tempo) e logo de cara causou uma imensa má impressão do produto que deve durar ainda por um bom tempo.
No final acabei tendo que migrar (ou re-migrar, se isso existe) quase todo mundo usando o Exchange.

E minhas aventuras de migração estão longe de terminar. Se você anda se perguntando porquê não apareço mais no Google Talk nem no Twitter e nem aqui no blog fica aqui minha lista de projetos em andamento:

  • Migrar minha server farm (produção) para um Data Center (atualmente temos nosso próprio mini-DC) até o final de Junho
  • Coordenar a mudança (aka montar a infra-estrutura) para a nova sede da empresa até o final de Julho
  • Adquirir novo sistema de PABX para a nova localidade (acima) até o começo de Junho

E nem estou contando coisas “pequenas” tipo migrar um cliente de grande porte de self-hosted para SaaS nesse final de semana.

Vou apenas dizer que ando bem cansado…

4 thoughts on “Google Apps Enterprise

  1. andreyev

    Caramba, e eu achando que tinha problemas… :-S

    Fizemos esta mesma migração em março, mas felizmente 90% dos usuários abraçaram a interface web e só temos meia dúzia de blackberries para darem problema!

    Boa sorte!

    PS: se quiser trocar figurinhas sobre GApps ou Cloud Computing/DC sabe onde me encontrar!

  2. Flá

    Eu tô usando a interface web. Quem são os outros 5? 😛

  3. Fernando Cainelli

    Que dor de cabeça.

    Trabalho com Zimbra, minha rotina são essas migrações de email para Zimbra. Cara, Exchange x Zimbra sua vida não estaria tão ruim hahaha.

    Boa sorte nos projetos.

Comments are closed.