Tem pesadelo maior pra um sysadmin Unix do que ter que dar manutenção em servidor Windows? Sim! Dar manutenção em um servidor Exchange, obviamente rodando num servidor Windows. E ainda por cima ser um servidor só, 2003, e começar a ter requerimentos de múltiplos domínios. E aliases externos e tudo mais aquilo que é mamão-com-açúcar usando um Postfix.
Mas não basta remover o Exchange. Minha impressão é que se o e-mail é a ferramenta número um usada na empresa o calendário é a número dois. Ah, sim… BlackBerry. Tem que sincronizar com essa criatura. E iPhone. E Android. Sim: O email e o calendário. E nem ouse perder os contatos. Devem sincronizar e estar sempre disponíveis.
Ai ferrou, né? Basicamente consegui pensar só em um servidor alternativo ao Exchange: Zimbra. É sensacional e já usei antes. Mas cá entre nós: Eu já tenho tanto trampo e minha equipe foi reduzida recentemente com um dos técnicos pulando pro time de vendas. Que tal passar o problema pra outro?
Pesquisei um pouco e por coincidência fui contactado por um empresa parceira do Google quase ao mesmo tempo e partimos pro Google Enterprise com direito a Postini e tudo.
Não foi nem de longe a migração simples e suave que eu planejava e o fato de ter múltiplos domínios sendo migrados em datas diferentes fez a coisa ficar ainda mais complicada. Mas o que mais me impressionou mesmo é a resistência a mudança que as pessoas tem.
Mesmo com todas as maravilhosas features disponíveis na interface web do Gmail cerca de 90% da minha base de usuários pediu pra que o Outlook fosse configurado. Literalmente meia dúzia de pessoas abraçou a interface web. O que, na minha opinião, é ridículo.
No lado da migração já fica a dica pra quem for pelo mesmo caminho: Esquece a opção de deixar os usuários migrarem seus próprios emails: A ferramenta é um lixo, trava o diversas vezes e é incrivelmente lenta. Vá direto pra opção de migrar direto do Exchange pro Gmail e seja feliz. Esse foi meu principal erro… Quis deixar meus usuários migrarem seus emails (menos problema pra mim, né?) e foi um tiro no pé. Tive um dia do cão ouvindo xingos variados, a internet ficou uma carroça (todos os usuários tentando subir suas várias centenas de MBs de emails ao mesmo tempo) e logo de cara causou uma imensa má impressão do produto que deve durar ainda por um bom tempo.
No final acabei tendo que migrar (ou re-migrar, se isso existe) quase todo mundo usando o Exchange.
E minhas aventuras de migração estão longe de terminar. Se você anda se perguntando porquê não apareço mais no Google Talk nem no Twitter e nem aqui no blog fica aqui minha lista de projetos em andamento:
- Migrar minha server farm (produção) para um Data Center (atualmente temos nosso próprio mini-DC) até o final de Junho
- Coordenar a mudança (aka montar a infra-estrutura) para a nova sede da empresa até o final de Julho
- Adquirir novo sistema de PABX para a nova localidade (acima) até o começo de Junho
E nem estou contando coisas “pequenas” tipo migrar um cliente de grande porte de self-hosted para SaaS nesse final de semana.
Vou apenas dizer que ando bem cansado…