Cá entre nós, estou achando Perl sensacional, mas dêem uma olhada no código abaixo, que acabei de fazer:
A sua pergunta no momento deve ser: “Que m* é essa??”.
Pois é. Este é o “problema” do Perl, na minha opinião. Qualquer mané (aka /me) com 2 dias de curso consegue fazer um código, que funciona, mas não faz o menor sentido pros demais habitantes do planeta.
Vamos refazer este código igual gente:
Voilá. Agora está limpo, legível e qualquer um que resolver gastar alguns segundos olhando pra ele sabe exatamente o que este script faz. Mesmo sem conhecer Perl.
Agora, se os dois tem exatamente o mesmo resultado, porquê raios alguém vai preferir fazer o primeiro? Um script assim é igual filho.
Eu fico puto da vida quando preciso dar manutenção em um script Perl (eu já fazia isso antes de começar a estudar Perl) e me deparo com um treco igual o do começo.
A vontade é de virar pro desenvolvedor e falar: Amigão, qual o seu problema? Você quer provar que você é melhor que os outros ou coisa assim?
Meus scripts bash são tão extensamente documentados que não raramente tem o dobro de documentação do que linha de código. Tudo bem espaçado, identado e o caramba. Ninguém tem obrigação de saber o que estava na minha cabeça na hora que fiz o script. E pior: Não quero ninguém me enxendo o saco quando precisar dar manutenção nele. Quero que o nego abra, entenda, modifique e suba pro CVS. Mais nada.
Mas o post é só pra dizer que não tenho raiva do Perl, mas dos programadores que se acham.