HP–

By | January 18, 2008

Quando meu pai esteve aqui no final do ano não deixou passar a oportunidade de comprar um notebook (ao contrário do Silvio, que nunca respondeu meu email perguntando qual modelo ele queria…).

O  escolhido foi o Pavilion, da HP. Modelo dv9629. Uma bela de uma máquina, como dá pra ver nas especificações do site.

Infelizmente a experiência inicial não foi muito agradável: O setup inicial do Vista, mais todos os lixos que vem instalados por default mais as porcarias da HP levaram horas pra terminar. Eu não sei como pode uma máquina tão animal como essa demorar tanto pra fazer um setup inicial.

A HP também não ajuda nem um pouco. Nem CD de recover vem mais com o Note. Provavelmente numa medida de economia porca algum gênio achou que seria melhor fazer uma partição de recover do que mandar as mídias do Vista e um CD com drivers do equipamento. Ai além de tudo o sistema ainda faz mirror do disco antes de liberar pra uso.

Depois de umas 2,5 horas eu uns 4 ou 5 reboots automáticos, eis que surge o Vista. Cheio de noves horas, que eram pra ser o máximo, mas ainda achei a interface pobre se comparada ao Aqua da Apple ou ao Compiz Fusion, no Ubuntu.

Os efeitos de fade são interessantes, mas menos caprichados que do Compiz. E alguém na Microsoft finalmente resolveu colocar alguma tranparência nas janelas… Antes tarde do que mais tarde, né ? E ainda falando da transparência, eu gostei do ligeiro efeito de blur que ele faz em cima do fundo.

Pra complementar a “experiência” o Vista trata o usuário como idiota e dá alarmes de segurança e coisas similares todo o tempo. Já dizia alguém, que se você faz um sistema que até um idiota pode usar, somente um idiota vai usar.

No final do segundo ou terceiro dia apareceu a primeira tela azul. O sistema inteiro travou, apareceu uma tela azul informando que o sistema estava fazendo um dump na memória e depois rebootou a máquina.

Depois da experiência inicial eu nem pensei duas vezes ao condenar o Vista. Amaldiçoei o mesmo e falei pro meu pai instalar o XP assim que chegasse no Brasil.  A máquina travou mais umas duas vezes e eu achei que rodar um Live CD do Ubuntu por algum tempo iria mostrar se fosse um problema de hardware.

Vale um parênteses aqui que o Gutsy reconheceu todos os periféricos, incluindo até o Wireless 802.11n. Só não estou certo quanto à webcam, que não tive a oportunidade de testar.

Como o Linux rodou bem por mais de hora, tive certeza que o problema era o Vista e meu pai foi embora com a recomedação de se livrar dele assim que possível. Mas assim que ele chegou no Brasil me ligou pra avisar que o Note nem estava mais ligando e ele iria ligar na HP pra consertar.

Ai vem a segunda mancada da HP (além daquele monte de lixo que vem pré-instalado): Eles não dão suporte pra esse modelo no Brasil.

Mas que m* de empresa multinacional é essa que vende um produto num país e não dá suporte no outro? Até os tiozinhos do Stand Center dão mais suporte do que isso. E olha que eles não dão nem nota fiscal…

O call center da HP pagou o mico de falar pro meu pai que eles “nem sabem mexer” neste modelo de laptop. Fala sério, né? Perdeu muitos pontos comigo a HP.

Não teve outro jeito, senão colocar o note no Fedex e mandar de volta pra cá. Isso depois de passar por trocentas burocracias da receita federal. Não bastou meu pai pagar o imposto no Brasil, mas mandando o notebook de volta pro Canadá ele corre o risco de ter que pagar o imposto DE NOVO se eu mandar de volta por Fedex.

Mas tem a parte boa: Eu não moro mais no Brasil. huahuahuahu

Felizmente aqui é justamente o oposto e mais uma vez eu me supreendi positivamente com o Canadá: Cheguei na loja com o notebook, falei que estava dando problema e na hora sai com um novinho embaixo do braço.

Depois de passar pelo processo e setup inicial todo de novo, estou desde ontem brincando com o bichinho pra ter certeza que ele não vai apresentar nenhum problema.

Espero não ter mais problemas, já que a HP andava em alta conta aqui em casa…

5 thoughts on “HP–

  1. X

    Alo!

    Como dizem nos podcasts por ai: Long time “listener”, first time “caller”.

    3 dos meus ultimos notebooks foram HP/Compaq por uma questao de custo/beneficio. Surpreende a mim ouvir que funcionou 100% no ubuntu. Eu sempre tenho que meter opcoes no load do kernel para que ele rode redondo (ou quase).

    Ja decidi que comprarei um Dell XPS 1530 assim que chegar no Canada (daqui a um mes). No more HP!

    X

  2. E. Coelho

    Numa linguagem mais popular, pode-se dizer, que o notebook ao ficar com a tela azul e parar de funcionar ele teve UM CAIMBRA!

    Para enviar o notebook ao Canadá pela Fedex tive de fazer uma carta explicando que motivo era para conserto em razão do defeito precoce e que isso estaria coberto pela garantia, além de estarem pagas as taxas alfandegárias quando o equipamento entrou no Brasil há uma semana. Foram juntados os comprovantes dos impostos pagos.

    Qual foi a surpresa que depois de um dia parado na alfândega em Viracopos a Fedex me informou que a fiscalização para liberar a remessa EXIGIA a minha assinatura numa carta concordando com o pagamento de impostos de importação no retorno do notebook. Era simples, ou assinava ou não haveria autorização de remessa, ou seja, eu deveria concordar em pagar duas vezes o mesmo tributo no mesmo produto! Caso não concordasse o equipamento não seria enviado, então, eu
    assinei.

    Agora há duas opções, tomar um avião para ir pessoalmente buscar o notebook ou reenviá-lo via Fedex e ajuizar um mandado de segurança. Esse é o nosso descomplicado Brasil!

    E veja tudo por causa de UM CAIMBRA!

    Pai

  3. Julio Mauro

    É por essas e outras que eu comprei um DELL.

    Tive diversos problemas com o meu antigo note da HP, tanto que acabei vendendo ele e ficando com o Acer da empresa mesmo até comprar o meu.

    Infelizmente, depois que a HP adquiriu a Compaq e assumiu toda a linha de desktop e notebooks presario da antiga Compaq, a coisa só tem desandado.

    Na empresa que trabalho, o povo trocou o notebook de todo mundo por HP, TODOS os dias chega um notebook novo para a menina do suporte arrumar ou mandar para a assistência para arrumar alguma coisa.

    Acho que eles deveriam ter ficado só na base das impressoras mesmo

  4. Silvio Fonseca

    Fala mano… Tinha um pessoal da Infonet vindo pro Brasil e eu pedi pra ele trazer, menos dor de cabeça pra vocês ;-). Acabei comprando um HP tbem, espero que não dê a mesma coisa…

    Abraço

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