Pense no seguinte cenário. Você, *nix admin, chega no serviço para trabalhar, abre o console do seu desktop e pensa: Hora de trabalhar!

E abre o jogo DOOM.

Você olha a informação sobre o seu personagem e ele está com 20% de health e 0% de armor. Na hora você percebe que tem alguma coisa errada e começa a andar pelo mapa da fase e encontra um monstro enorme, babando e grunindo.  Você dispara sua .12 no bicho, que cai morto no chão e imediatamente você vê o seu health subir para 80% e seu armor subir para 20%. Você acaba de matar um processo que estava consumindo muita memória e CPU.

É preciso estar atento e então você patrulha todo o mapa e percebe que uma porta que deveria estar aberta está fechada. Você tenta abri-la, mas não consegue. Como não está com disposição para procurar o botão no lugar certo você manda um “IDDQD” e empurra a porta de novo, que se abre com facilidade. Você acaba de executar um sudo /etc/init.d/apache start .

Sysadmins com menos poderes tem apenas uma faca ou uma pistola. Os mais privilegiados tem um lança-foguete e clipping mode ativado.

Não seria muito mais divertido o nosso dia-a-dia se ao invés da linha de comando, que comentei neste outro post,  pudéssemos administrar o ambiente via DOOM?

A idéia não é minha, é de algum outro louco e está publicada aqui. Uma pena que o projeto nunca tenha ido pra frente e não tenha passado apenas de uma idéia engraçada.