IT é sua praia? – A saga. (parte 2)

By | July 21, 2008

Generalistas:

Esse é o tipo de profissional mais comum em pequenas e médias empresas e, infelizmente, no Brasil até grandes empresas tem essa cultura ridícula de querer que o sujeito saiba tudo.

O interessante de ser um generalista é que você tem uma melhor visão do todo e pode atuar pontualmente em diversas áreas.

Isso aumenta bastante o número de vagas as quais você pode concorrer e, via de regra, isso costuma ser bom.

Os requisitos para ser um bom generalista são (além dos requisitos normais da área): Capacidade de abstrair conceitos e ser bom observador.
Digo isso porquê um bom generalista não precisa conhecer cada linha de comando de cada produto que existe para cada finalidade. É para isso que servem os especialistas.

Ao invés disso o generalista deve saber entender como um problema pode ser abstraido em diversas partes e então aplicar uma solução para cada parte ou encaminhar para um especialista (como especialista entenda uma pessoa ou o google mesmo. 😛 ).

A pior parte é que os generalistas são em geral muito mal pagos e pouco valorizados. O leque de empregos aos quais você pode se candidatar é muito maior, mas não espere bons salários.

O único cargo que já vi pagar bem para generalista é Arquiteto de Soluções, mas se você ainda nem sabe a diferença de um generalista e um especialista (e por isso está lendo esse texto), não se preocupe. Você não vai ser um Arquiteto de Soluções nos próximos 10 ou 15 anos. Relaxa.

Onde eu me encaixo:

Acredito que eu estou mais para generalista. Conheço superficialmente um monte de coisas e conceitos, me aprofundei (por curiosidade ou necessidade pontual) em algumas outras áreas e acabei me “especializando” em duas.

O especializando está entre aspas porquê eu conheço minhas limitações e sei que apesar de todo meu estudo em Linux e Networking, se colocar um cara muito bom de qualquer um dos assuntos na minha frente, ele provavelmente me supera em muito. Mas por outro lado já trabalhei com muito “especialista” – com certificação e tudo – que eu tive que pegar na mãozinha pra mostrar como fazer o serviço.

Pela minha experiência é muito mais fácil ser um especialista em meio a outros especialistas. Explico:

No meu último emprego no Brasil, passei 3 anos trabalhando no time de networking. Quando cheguei lá eu conhecia todos os conceitos de TCP/IP e protocolos associados na teoria e pouquíssima prática. Porém a equipe era formada por outros membros com muito mais expertise e experiência do que eu.
Não tive vergonha em fazer muitas perguntas e logo de início já identifiquei quem eram os colegas “gente boa” com quem eu podia contar e conversar.

Ao final dos três anos já conhecia tinha me aprofundado bastante em redes e conhecia todo mundo no departamento, sabendo seus pontos fortes e fracos. Para identificar isso é preciso conhecer bem o sistema que você está lidando e já exige um nível de especialidade razoável.

Tendo esse conhecimento ficava fácil pra mim resolver 90% dos meus problemas e encaminhar os 10% restantes para o nego certo.

Se você pretende ser especialista, recomendo esta abordagem, além do óbvio: Estudar, estudar, estudar.

Amanhã vou dar uma visão geral de várias áreas em IT, como elas se relacionam e o que esperar dela, além de uma breve explicação sobre ITIL e como você pode se achar na cadeia de eventos*.

* Perceberam como eu prometi coisa pra caramba? Então, isso é um exemplo de uma área em IT. Vendas. Ai o infeliz do delivery que faça das tripas coração pra entregar este projeto, né? Cacete…

2 thoughts on “IT é sua praia? – A saga. (parte 2)

  1. Chico

    “Especialista” me lembra um chefe que eu tive que falava o seguinte:
    – Para se fazer um especialista você precisa de duas pessoas: a primeira para falar “Eu vou te apresentar um especialista em xyz” e a segunda para falar: “Oi, eu sou o especialista em xyz”.

    Isso foi uma époda de Linux hardcore, onde sempre brotavam “especialistas” querendo dar pitaco.

    abraços

  2. K

    Eba!!! Estou adorando 🙂

    Tomara que o delivery consiga entregar o projeto prometido -rs!

    Beijo,

    K.

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