IT é sua praia? – A saga. (parte 3)

By | July 30, 2008

<FYI>

Continuando essa série de posts sobre IT eu decidi mudar um pouco a abordagem e fazer de agora em diante um post sobre cada área, seguindo o modelo OSI, vou começar pela camada física.

Minha idéia é recrutar algumas pessoas para cada um escrever um post sobre sua área, assim vocês podem ter certeza de que a fonte da informação é mais confiável do que este que vos dirige a palavra neste momento.

Se você trabalha em alguma área específica e gostaria de escrever um post sobre ela me avise.

</FYI>

Infra-estrutura e cabeamento

Na minha opinião esta é uma das áreas mais importantes de IT e uma das que é tratada com mais pouco caso. Eu tenho a impressão que deve ser muito frustrante trabalhar com isso se você não estiver em uma empresa especializada.

Dependendo da empresa esta área pode estar ou não embaixo de IT. Normalmente se ela não estiver já é mau sinal.

Ainda de empresa para empresa o pessoal de cabeamento pode ou não ser resposável também pela parte elétrica, ar-condicionado, racks e montagem física de servidores e outros equipamentos.

Na minha experiência em uma grande empresa de IT este era o caso. O time de infra gerenciava times menores de eletricistas, técnicos de ar-condicionado, contatos com empresas de telecomunicação (para instalação de CPEs) e o time de cabeamento estruturado.

Infelizmente eu não tenho conhecimento o suficiente para falar da parte técnica do trabalho, sobre influência eletromagnética, aterramento, fibra óptica e o raio que o parta, mas como uma imagem vale mais do que mil palavras:

SEM cabeamento estruturado:

COM cabeamento estruturado:

Agora me fala: Se der um piripaque num servidor ou em um switch: Em qual datacenter você quer que seu equipamento esteja?

Por onde começar?

Se infra te agradou, talvez seja legal começar por aqui. E, como sempre, o Google é seu amigo.

4 thoughts on “IT é sua praia? – A saga. (parte 3)

  1. Chico

    uhauhauhuauah, muito boas as fotos.
    Cabeamento é realmente importante, estou cansado de ir em empresas pequenas/médias (+ de 150 estações), onde quem cuida do cabeamento é o “tiozinho” da elétrica.
    Lamentável 🙁

    abraços

    Chico

    BTW: http://www.furukawa.com.br também tem bastante conteúdo.

  2. Camila

    Nossa senhora, jesus cristinho e ave maria!!! Eu já me revolto com a confusão que o maridos faz nos cabos da rede dos DOIS computadores lá de casa… imagina isso aí! Eu tenho um ataque.

    E, não, essa não é minha área.

    Beijo,

    K.

  3. ana maria

    Eri,

    Eu que sempre achei que parecia uma macarronada os fios do Switcher onde trabalho, agora já posso me conformar.

    bj

    Ana

  4. Fernando Pedro

    Rapaz, essa primeira foto lembra aqui o meu novo emprego. Tá certo que não tem esse tanto de cabo e nem uma ‘estrutura’, mas aqui é o tal negócio: precisou? compra e liga. E assim vai.
    Uma hora vai explodir. Não existe planejamento.
    Tô tentando mudar, mas já viram né! A resistência é grande. Ainda mais quando falei que tinha que colocar um controle de acesso a internet. Meio que encostaram o projeto.
    Enquanto isso vou desenvolvendo os sistemas.

Comments are closed.