Mas hein?

By | July 21, 2009

Dos mais de 50 servidores aqui na empresa, três rodam windows: Domain Controller, Exchange e BES. Todos já aqui instalados e rodando quando cheguei.

Mas ai me envolvi no projeto de virtualização de servidores e começou minha dor de cabeça. Vale dizer que não uso Windows pessoalmente desde 1998, mas em 2001 fiz todos os cursos da certificação MCSE, sem nunca ter feito as provas. Afinal tenho até vergonha de admitir que fiz os cursos. uhauhauhauh

Mas o que importa é que depois de 2001 eu nunca mais mexi em Window Server e mesmo nas empresas onde passei e era obrigado a usar Windows no desktop eu mesmo nunca instalei o SO e praticamente usava o XP como uma ponte para abrir o putty e conectar nos Linux ou Cisco da vida.

Voltando ao projeto atual, estamos usando VMware de ponta a ponta. Inclusive fiquei sabendo que conseguimos ser um canal oficial da VMware. (Tchurrru!).  Então basicamente tenho uns 50 servidores Linux para virtualizar. Nosso objetivo é passar de 6 racks cheios de máquinas para 1 ou 1,5 rack.

O Hypervisor da VMware, como sabem é um Linux, certo? Então tenho meus servers Linux rodando num Hypervisor Linux. Simples. Mas ai o que eu preciso para gerenciar isso tudo? Um servidor Windows. Porquê o cocô do vCenter só roda em Windows. E não só o vCenter, mas o vCenter Client também.

Caracas… Quem foi o imbecil que não pensou em fazer um client para Linux ou pelo menos alguma coisa multi-plataforma?

E não só Windows Server é necessário, mas também Microsoft SQL Server!!! Só eu acho que as equipes internas da VMware não conversam entre si? O core do sistema inteiro em cima de Linux, mas administrar isso tudo precisa de Windows?

Então para minha felicidade estou tendo que rodar um Windows XP virtualizado (usando VirtualBox) no meu Linux e estou nesse momento instalando o Windows 2003 para colocar o vCenter.

Mas lógico que instalar Windows só é fácil nas mentes criativas de certas pessoas. Além de um horrível instalador em modo texto, numa tela azul assustoradora, ainda tem a maldita licença – que parece mais uma pegadinha pra ver se você sabe digitar – e ainda uma pergunta capciosa: Você vai licenciar esse server per seat ou per server. Hãããããnnn?? WTF? E seu sei lá que isso? Foram mais de 20 minutos perdidos até descobrir o que clicar nesse botão.

E depois ainda precisei fazer um windows update (tipo um apt-get upgrade de pobre, via web) que travou no meio e precisei rebootar. Vamos ver se a instalação vai até o final…

Então, apenas para constar, odeio Windows e a VMware, por me fazer usar Windows.

Related posts

2 thoughts on “Mas hein?

  1. Pingback: After the software wars | Another Geek Blog

  2. Pingback: Atualizando o VMware | Another Geek Blog

Comments are closed.