Ontem tive a oportunidade de ir a uma convenção promovida pela VMware aqui em Halifax.
Uma coisa que me impressionou foi a quantidade de gente que compareceu, já que Halifax é oficialmente uma cidade pequena/média/insignificante em IT: Quase 300 pessoas.
Quanto ao assunto principal, eu sou fã de virtualização faz um bocado de tempo e lembro de ter testado as primeiras versões do VMware lá pelos idos de 2001. Era um bocado lerdo e não muito estável.
Com o tempo eles foram melhorando o produto, mas infelizmente nossos caminhos não se cruzaram mais até 2006, quando um dos projetos da empresa onde eu trabalhava adotou VMware para migrar mais de 60 servidores legados para 4 servidores ponta de linha.
Minha atuação na época limitou-se a configurar os equipamentos de rede atendendo os servidores e fazer um eventual surfe de ombro no pessoal que estava configurando os ESXis.
Fiquei com isso na cabeça um tempo e assim que tive a oportunidade aqui no novo serviço coloquei um ESXi pra rodar, visto que agora ele é grátis. Sem contar o VMware server que rodo na minha workstation e também no micro de casa.
Como devem saber, existem diversos produtos de virtualização no mercado, incluindo vários opensource, mas eu nutro uma simpatia especial pelo VMware a um bom tempo e o que vi ontem só melhorou a imagem que eles tem na minha concepção.
Eu e o outro colega que me acompanhou no evento temos inúmeras idéias de como podemos utilizar o VMware aqui (e vou dizer que consigo ver uma enorme economia de dinheiro se fizemos isso), mas acho pouco provável que consigamos implementar… Sabe como é… Gerente velho não aprende truque novo.