People Skills

By | May 18, 2007

Se você não está assistindo “Aprendiz 4 – O Sócio”, recomendo que o faça.

Não há o que se discutir sobre a qualidade da série, desde o 1.o programa, que mostra provas excelentes, que exigem habilidades persuasivas, liderança, planejamento, estratégia, marketing, etc. Nada daquela baixaria comum em outros tipos de Reality Shows.

Uma coisa que me chama muito a atenção também é que a edição do programa sempre mostra o bicho pegando mesmo. Inclusive rebeldia dos participantes contra a produção do programa.
Coisa que, com certeza, aquela outra emissora famosa não permitiria jamais.

A seleção que o Roberto Justus faz é realmente rigorosa e exige o máximo dos participantes.
O que me irritava nas edições anteriores era que sem superior e pós não teria nem uma chance de mostrar seu valor.
Não sei ao certo como fico esse requisito na versão atual, afinal alguns dos homens mais ricos do mundo, que conseqüentemente são os empresarios mais bem-sucedidos do mundo, não tem superior. E acho que o Justus está procurando um cara pra deixar ele mais rico e não um cara que tenha um diploma a mais para pendurar na sala.

O fato é que é preciso ser mais do que advogado, administrador de empresas ou engenheiro neste programa. É preciso ter habilidades relacionadas a pessoas – ou “People Skills” como passarei a chamar aqui no Blog.

Apesar de ser pessoalmente cético quanto à utilização de Psicologia como terapia, estou cada vez mais certo da sua função no dia-a-dia e pretendo abordar este assunto mais vezes aqui.
Espero que esses posts sejam especialmente bons para mim, que serei provavelmente o único leitor deles, de forma a me lembrar com mais freqüencia de utilizar meu conhecimentos. Odeio quando me pego fazendo extamente o oposto do que eu estudei e sei que pode me ajudar. Sou muito impulsivo e de personalidade forte.

O objetivo não é que eu (ou você) mude sua personalidade. Apenas que “dê uma de louco” e aprenda como manipular pessoas da mesma forma como manipulamos máquinas. (ATENÇÃO: Uso ético, hein?)
Os meus posts terão um enfoque mais Geek da coisa e tentarei fazer analogias com a nossa realidade. 😉

Como lição hoje fica: Assista o Aprendiz e analise o Roberto Justus. Suas perguntas, respostas, postura, geticulação, etc, etc, etc.

Se você já perdeu os primeiros episódios, o YouTube é seu amigo.

Powered by ScribeFire.

No tag for this post.

5 thoughts on “People Skills

  1. Flá=D

    Como assim?!?! EU leio! Hunf!

    Bem, sabe que eu sou fã desse programa, né?

    Bjs

  2. H. Araujo

    Cara, nao sei como caí no seu blog… Algum tipo de ring obscuro ou direcionamento automatico, magia negra ou qquer coisa do tipo… comecei procurando sobre o aprendiz 4 apos ficar sabendo que no ultimo episodio o justus mandou o omisso e o picareta embora…

    De qualquer forma, gostei de uns outros posts seus, sobre People Skills e sobre o Dress Code e talvez venha mais vezes (vai depender de lembrar, de o Websense – o firewall – lá na minha empresa deixar, etc, etc, etc…) vou deixar assinado aqui os feeds… Se eu nao me emputecer (pra usar um termo seu que tb gosto) com os posts de cachorro, vc vai ficando, ok?

    Meus parabens e sucesso aí…

  3. H. Araujo

    a proposito: odeio gatos!!! gosto de caes e de preferencia caes grandes, mas nao muito agressivos… gosto do boxer e do rotweiller mas nao a ponto de ver videos no youtube (talvez pq em casa acesse via edge e na empresa o firewall bloqueie tudo que é interessante)… rsrsrss

    Abraço!

  4. Chico

    Uso ético: A Wikipédia não tem um artigo com este nome.
    😀
    Estou aguardando os posts.
    E sem essa que só você lê, eu leio tb.
    Com tanta frequência, quanto você atualiza (Piada implícita).

    abraços

    Chico

Comments are closed.