Se você não está assistindo “Aprendiz 4 – O Sócio”, recomendo que o faça.
Não há o que se discutir sobre a qualidade da série, desde o 1.o programa, que mostra provas excelentes, que exigem habilidades persuasivas, liderança, planejamento, estratégia, marketing, etc. Nada daquela baixaria comum em outros tipos de Reality Shows.
Uma coisa que me chama muito a atenção também é que a edição do programa sempre mostra o bicho pegando mesmo. Inclusive rebeldia dos participantes contra a produção do programa.
Coisa que, com certeza, aquela outra emissora famosa não permitiria jamais.
A seleção que o Roberto Justus faz é realmente rigorosa e exige o máximo dos participantes.
O que me irritava nas edições anteriores era que sem superior e pós não teria nem uma chance de mostrar seu valor.
Não sei ao certo como fico esse requisito na versão atual, afinal alguns dos homens mais ricos do mundo, que conseqüentemente são os empresarios mais bem-sucedidos do mundo, não tem superior. E acho que o Justus está procurando um cara pra deixar ele mais rico e não um cara que tenha um diploma a mais para pendurar na sala.
O fato é que é preciso ser mais do que advogado, administrador de empresas ou engenheiro neste programa. É preciso ter habilidades relacionadas a pessoas – ou “People Skills” como passarei a chamar aqui no Blog.
Apesar de ser pessoalmente cético quanto à utilização de Psicologia como terapia, estou cada vez mais certo da sua função no dia-a-dia e pretendo abordar este assunto mais vezes aqui.
Espero que esses posts sejam especialmente bons para mim, que serei provavelmente o único leitor deles, de forma a me lembrar com mais freqüencia de utilizar meu conhecimentos. Odeio quando me pego fazendo extamente o oposto do que eu estudei e sei que pode me ajudar. Sou muito impulsivo e de personalidade forte.
O objetivo não é que eu (ou você) mude sua personalidade. Apenas que “dê uma de louco” e aprenda como manipular pessoas da mesma forma como manipulamos máquinas. (ATENÇÃO: Uso ético, hein?)
Os meus posts terão um enfoque mais Geek da coisa e tentarei fazer analogias com a nossa realidade. 😉
Como lição hoje fica: Assista o Aprendiz e analise o Roberto Justus. Suas perguntas, respostas, postura, geticulação, etc, etc, etc.
Se você já perdeu os primeiros episódios, o YouTube é seu amigo.