Esta notícia do Slashdot, linkando nesta do New York Times me fez refletir um pouco.
Os comentários no /. são excelentes e por isso me coloquei a pensar.

Não tenho dúvida de que o Solaris é uma excelente plataforma.

Aqui mesmo no trabalho temos umas 15 caixas rodando Solaris 9 e 10, com excelente performance e estabilidade. No emprego anterior era ainda maior a quantidade, com milhares de caixas entre Solaris 7 e 9, mas lá eu já observava a tendência exposta pelo artigo no NYT: Solaris era considerado sistema legado.
Novos servidores deveriam ser obrigatoriamente Linux e assim que um servidor rodando Solaris apresentava problemas ele era substituido por uma caixa x86+Linux.

Um dos usuários do /. foi feliz no comentário ao dizer que monopólio nunca é bom e que ter apenas o Linux como sistema Unix dominante não é uma boa idéia. E eu concordo plenamente.

Mas a questão é: Eu gosto do Solaris e acho que a Sun deve continuar o excelente trabalho de inovação e desenvolvimento em cima desta plataforma consagrada, mas não no meu quintal.

Anos de experiência com Linux e com x86 me fazem muito mais confortável com ele do que com Solaris/SPARC.
A nova geração de administradores Unix também tem muito mais conforto com Linux. As empresas desenvolvem muito mais software para Linux do que para Solaris. A quantidade de software livre então, nem se fala.

O resumo da ópera é que acredito que não só eu, como qualquer syadmin Unix e geek que se preze deve gostar muito de Solaris, mas cada vez menos gente está disposta a usá-lo em detrimento do Linux.

É só mais um daqueles casos de “é bom, mas no dos outros”.

Mas eu posso estar errado….