Primeira atividade remunerada

By | September 12, 2007

Quem diria que minha primeira atividade remunerada no Canadá seria um freela a CAD$ 10,00/hora para resolver problema de DNS de uma pequena empresa?

Olha só que beleza… em um site de anúncios alguém dizia “POR FAVOR, o site da minha empresa está fora do ar a dias e não consigo resolver o problema! Preciso de ajuda de alguém que conheça DNS e Web”

O anúncio era de 8 horas da manhã e quando vi já eram quase 4 da tarde. Apenas por curiosidade mandei um email pedindo mais detalhes do problema. E não é que ainda ninguém tinha se candidatado?

Não era nada muito complexo, mas confesso que sem um background razoável em DNS e Webservices nego não ia conseguir resolver isso. Depois de um troubleshooting de uns 20 minutos e mais uma investigação de uns 30 minutos para saber quem era o webserver do domínio acabei resolvendo o problema, que na verdade eram 3:

1-) DNS servers apontados estavam incorretos

2-) Os servidores DNS corretos tinham o www como CNAME pro domínio, mas o domínio não tinha uma entrada tipo A.

3-) O diretório raiz não tinha um index.html, então dava 403 (Forbidden) toda vez

Resolvido isso foi só esperar o DNS replicar (aqui no Canadá replicou na hora, mas fiz o teste a partir do Brasil e ainda não surtiu efeito) e avisar que o serviço tava feito.

O pagamento foi pequeno ($10,00/hora – levei só 50 minutos mas cobrei a hora cheia) mas foi o primeiro “incoming” desde que cheguei. Não posso reclamar, levando-se em conta que não tirei o traseiro da cadeira e achei até bem divertido diagnosticar o problema e brincar de adivinho…

No tag for this post.

3 thoughts on “Primeira atividade remunerada

  1. Erivaldo Bastos

    Valeu pelo desafio e pelo prazer de ajudar alguém que estava desesperado.

  2. Roberto

    Muito 10!

    [Modo mesquinho on] Não sei se era a situação, mas eu combinaria um número mínimo de horas. Por exemplo, 4 horas para resolver o problema(nem que demorasse 10 minutos), $40 na mão, e todo mundo satisfeito.[modo mesquinho off]

    Tai uma área que parece ser legal, e pelo jeito, carece de mão de obra no Canadá.

    []´s

  3. Silvio Fonseca

    Bacana hein? Valeu pela diversão e pra não esquecer das raízes! Site fora a dias e bastava um brasileiro com 50 minutos de ócio.

Comments are closed.