Programador burro? É só adicionar mais memória.

By | January 21, 2009

Eu sempre foi um cara de infra-estrutura e por isso minha recente aventura com upgrade de aplicação foi um choque.

Dando alguns detalhes, o sistema de educação à distância que usávamos rodava numa única caixa Linux, que continha tudo. Era um quad-xeon 2.4GHzm com 2.5GB de RAM e 275GB na partição de dados. Ah, sim… Todo o sistema feito em Perl, rodando num Apache.

Isso para conter mais ou menos 6000 estudantes e 1600 cursos individuais.

Ai vem uma empresa concorrente e compra a empresa que desenvolvia nosso software. Portanto a nova versão que instalamos não era um “upgrade” da versão antiga, mas uma coisa completamente nova.

Pois essa nova maravilha da arte da computação precisa de: Um application server Linux, rodando num octo-xeon 3GHz com 4GB de RAM e 52GB na partição de dados e SURPRESA, SURPRESA, um database server, rodando Windows 2003 e SQL Server 2005. Ah… e tudo em Java em cima de uma versão estranha de Tomcat.

O database server tem as mesmas especificações de processador e memória, mas tinha, inicialmente, 250GB de disco para a partição da base de dados. Eu disse inicialmente porquê assim que começamos a migração dos cursos o disco encheu. Eu tinha migrado apenas uns 70 cursos e não tinha nem mais 1MB livre no disco.

Agora quem me explica porquê na versão antiga eu tinha 1600 cursos em 275GB (na verdade só 208GB usados) e quando passo para a versão nova 70 cursos ocupam 250GB?

Na primeira oportunidade que tive de confrontar a empresa com esses dados eu sentei o dedo, mas fiquei sem palavras quando ouvi a resposta deles: “Ah… mas espaço em disco é barato hoje em dia”.

Isso só me faz acreditar ainda mais neste artigo, cujo título é: Hardware é barato, programadores são caros.

4 thoughts on “Programador burro? É só adicionar mais memória.

  1. Marcelo Tancredi

    E os programadores vão fazendo firulas e deixando tudo de qualquer jeito, afinal eles tem deadlines pra cumprir… E Cada vez mais vão aumentando os requerimentos de hardware.

    Mas o database server com Win 2k3 + SQL ficou meio estranho, pq não adotar uma solução open source em tudo logo? Sei lá, mas parece uma tremenda gambiarra de versões antigas isso aí…

  2. Fernando Pedro

    hehehe
    Essa foi de lascar!
    E programadores são fodas. Eu sou um programador mas o que cai de sistema porco na minha mão pra arrumar é brincadeira.

  3. Diogo Souza

    Programadores tem o poder, uma fez ouvi algo mais ou menos assim: “Se o sistema não permite, é por que tá errado. Ou você vai reclamar com os desenvolvedores?”

    Mas não se preocupe, o próximo update vão ser só mais 10GB… de RAM.

  4. Chico

    uhauhauhaua relaxa, daqui a pouco eles vão pedir mais 250 GB… de memória RAM.
    BTW, em que pé que está a história?

    abraços

    Chico

Comments are closed.