Alguns reality shows são realmente estúpidos e não valem um segundo da atenção de qualquer pessoa com QI acima de 50, mas alguns são bem interessantes. Pessoalmente me interesso por aqueles que mostram o dia-a-dia de profissionais dos mais diferentes setores.

Por aqui passam, por exemplo, programas que mostram o dia-a-dia de pescadores de caranguejos (a pesca é extremamente perigosa devido à localização e época do ano, por isso o programa chama-se “deadliest catch”, algo como “pescaria mortal”), outros que acompanham trabalhadores de empresas de implosão de edifícios, tem um sobre navios gigantes e a vida da tripulação à bordo, um somente sobre grandes façanhas da engenharia civil, sobre material bélico, um que acompanha oficiais do DEA, dos US Marshalls e até policiais comuns e um muito bacana chamado “dirty jobs” onde o apresentador trabalha por um dia numa profissão extremamente nojenta.

Todos esses programas são bacanas de assistir e variam o quão interessante dependendo de cada episódio, mas no geral são do tipo que te prendem a atenção e te fazem querer, por um momento, trabalhar naquela determinada profissão.

E então eu me peguei pensando outro dia: Será que seria possível fazer um reality show geek? Mostrando o dia-a-dia de sysadmins, desenvolvedores, testers, arquitetos de solução e etc de forma interessante ao público geral?

Sinceramente, eu duvido.

Primeiro que, com excessão de eventuais pausas para café, água e banheiro todo o resto do programa ia ser apenas um nerd sentado na frente do micro. Eventualmente podia ter um episódio mais interessante, que mostrasse um data-center sendo montado, cabeamento sendo passado ou um storage sendo iniciado, mas no geral iam gastam pouco com cenografia. E não estariam mostrando a realidade do dia-a-dia, que é o objetivo do programa.

Imagina o dia-a-dia de um desenvolvedor então? Os mais tradicionais iriam ter um telinha do vi aberta o dia inteiro e aquele tanto de sopa de letrinha aumentando cada vez mais. O pessoal que usa Eclipse ou outra IDE ia sair na vantagem pra captar a atenção do público.

Enquanto isso a cena corta e vai pro pessoal do help desk: “Qual versão do Windows o senhor está rodando? Windows 2007?  Sei…”

Não me entendam errado, eu acho emocionante encontrar um erro numa configuração, integrar um novo sistema ou inicializar um servidor cheirando novo mas duvido que o público em geral vá em algum momento perder mais de 30 segundos assistindo um reality show sobre as nossas profissões.

Apenas para comparação: Enquanto isso, em dirty jobs, passou um episódio de uma hora sobre como limpar bueiros. Que notadamente é mais interessante para o cidadão médio do que como debugar algumas linhas de código em PHP.

Acho que nós, geeks, somos uma raça à parte.