Uns dias atrás troquei uns emails sobre a profissão de sysadmin com um rapaz que está iniciando. E hoje vendo minha time line no twitter vi que o @mt4ncr3d1 também me trucou sugerindo um post sobre isso. Então já que estou com a mão na massa mesmo… Lá vai…
Primeiro deixar claro que tenho dois pontos de vista: Um de sysadmin cuja atividade exerci por 12 anos (de júnior a senior) e o de gerente de IT, posição que assumi faz pouco tempo.
Vou começar pelo último que é mais simples: Quando eu dou uma tarefa pra um sysadmin eu só quero que ele volte pra mim ou com a tarefa feita ou com um pedido de ajuda (verba, treinamento, tempo) ou pedindo pra sair.
Não interessa se você é do sexo masculino ou feminino. Sysadmin não é profissão de mulherzinha pra ficar de mimimi. É um dos trabalhos mais barra-pesada em IT e como gerente gosto de resultado e não de desculpa.
Falando como sysadmin agora: É um cargo ingrato, exigente e com uma enorme responsabilidade. As atribuições da sua posição podem ser muito relativas e com certeza vão variar um bocado de empresa para empresa.
Um sysadmin vai gastar 80% do expediente apagando incêndio, 20% arrumando cagada de terceiros, 10% respondendo emails, 15% estudando e fazendo laboratório e 5% em atividades aleatórias. Deu mais de 100%? Então, sysadmin faz um bocado de hora extra. (valores estimados)
Portanto fica fácil de ver que um bom sysadmin precisa ser alguém responsável, sangue frio, hábil em multi-tarefa, capaz de gerenciar bem o tempo, gerenciar conflitos e com uma paciência de Jó. Ter visão biônica, ser auto-didata e capaz de reconhecer os próprios erros também são pré-requisitos e deveriam vir nas ofertas de emprego antes da descrição da vaga.
Aliás a IBM tem um core de valores e skills que eles buscam em seus funcionários – como pode ser visto nessa página – que vale a pena reproduzir aqui já que também considero essenciais para qualquer um que almeje ser um sysadmin: