Já falei várias vezes aqui que odeio a Telecômica Telefônica. Não só pela minha experiência como usuário residencial de telefone e adsl (speedy), mas também por já ter trabalhado no falecido ramo de corretagem de telefones e mais recentemente como cliente corporativo da Telefônica Empresas.
Eu senti na pele que a Telefônica é incompetente desde a simples linha telefônica até links de fibra L2L de 100Mb/s que utilzava para interconexão de um cliente entre São Paulo e o interior.
Essa última experiência, inclusive, foi o que bateu o martelo na minha opinião sobre a empresa: É um boteco com alguns bilhões no bolso.
Eu até entendo que um assinante de um speedy 256K tenha que esperar 24 ou 48 horas para ter seu problema resolvido, mas a Telefônica despertou minha ira ao deixar um link L2L fora do ar durante mais de 12 horas! E como a lei de Murphy é tão real quanto a lei da gravidade ficou fora do ar no pior momento possível.
Esse outage me fez sair da região de Campinas quase 3 horas da manhã e ir até São Paulo pra pegar o técnico da Telefônica na mãozinha e ensinar ele a fazer a bo*** do serviço dele.
Outra experiência “agradável” que me lembro foi quando o gerente de contas corporativo me deixou o telefone de contato do sujeito que ia ficar on-call durante uma atividade muito importante que tínhamos.
Uma das fases da atividade iria exigir uma mudança na rede MPLS da Telefônica e eu deveria ligar em algum momento da madrugada de sábado pra domingo pra pedir pro fulano executar a mudança.
Foi sensacional quando liguei e o cara (muito educado e disposto pra aquelas horas da madrugada, isso não posso negar) me perguntou: Escuta, amigo. Isso aqui que você tá pedindo pra eu fazer, você sabe como faz?
Me senti desafiado, já que imaginei que ele ia dizer algo como “não vou fazer isso não, porque isso, isso e aquilo”. Já respondi meio atravessado: “sei sim, porque?”.
Não sabia se ria ou chorava quando ele me responde: “Você pode me ditar os comandos então? Porque eu não faço a menor idéia”.
E ainda mais uma que não dá pra deixar passar: Depois de mais de uma semana com um erro de configuração em um roteador o gerente de contas me fala baixinho: “Se eu te der a senha do router você pode resolver o problema pra mim?”
Lógico, toca eu fazer o serviço da Telefônica de novo…
Mas quando eu contava essas histórias pra quem não tem convivência com Telefônica, muitas vezes a pessoa fazia aquela cara de “duvido”.
Bom… pra provar que eu não estou mentindo:
Pane na internet prejudica atendimento em serviços essenciais de SP
”
A pane na internet apresentada nesta quinta-feira (3) no Estado de São Paulo interfere em serviços essenciais para a população, como retirada de documentos, realização de boletins de ocorrência e até bancários. O problema ocorre em razão de uma falha técnica na rede da Telefônica, que prejudica os serviços de transmissão de dados oferecidos pela empresa.
A empresa afirma que técnicos estão trabalhando para diagnosticar as causas da falha e restabelecer o serviço, mas não soube informar quantos assinantes são afetados. Não há prazo para normalização do serviço….”
Vale a pena ler a reportagem inteira e os links associados. 😛
Bom… quem mora em São Paulo e tem serviço da Telefônica, eu só lamento. Mas eu estou fazendo a dancinha do “bem-feito! bem-feito”.
Fui passar meu visa-vale na Kopenhagem e ouvi: \”estamos sem sistemas, problema com a telefonica\”…
Fui passar o mesmo visa-vale no McDonalds: \”Estamos sem sistema, problemas com a telefonica..\”
Minha mae foi passar o cartao de débito do banco em uma loja e ouviu a mesma frase…então foi ao banco tentar sacar dinheiro, ouviu a mesma frase, qdo me ligou perguntando se eu tinha cash, pq ela precisava pagar a compra e nenhum cartão funcionava…
Pensei que fosse o apocalipse das telecomunicações, qdo abria folha e ví que era apenas Telecômica….mais uma vez, mais essa vez.
Ainda bem que minha banda larga é de outro provedor, rs
O site do Tribunal de Justiça de São Paulo ficou fora do ar por mais de 30 (trinta) horas, nada podia ser verificado ou resolvido em todo o Estado de São Paulo.
Os serviços do PoupaTempo também ficaram parados.
Nas delegacias estavam fazendo boletins de ocorrência PROVISÓRIOS, somente para casos urgentes, numa folha avulsa e os policiais anotavam o telefone da vítima para voltar nos próximos dias e refazer o mesmo assim que o sistema voltar.
Além disso, inúmeras empresas e milhões de usuários comerciais e residenciais do Speedy estavam sem internet.
Ainda bem que eu troquei o provedor, estou na NetVirtua, que não é uma maravilha, porém funciona 99,9% do tempo, “levemente mais lento do que o contratado” mas funciona.
Apagão da internet
Tribunais de SP suspendem prazos por causa de pane
O desembargador Vallim Bellocchi, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, e a desembargadora Marli Ferreira, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS), concordaram com a idéia de suspender os prazos processuais diante da pane da internet que atingiu o estado nesta quinta-feira (3/7). A proposta foi apresentada pela seccional paulista da OAB.
Segundo a entidade de advogados, muitos dos atos processuais atualmente são feitos pela internet. “A devolução dos prazos irá evitar prejuízos ao jurisdicionado”, diz nota da OAB.
Nesta terça, o sistema de dados da Telefonica sofreu uma pane afetando grande parte dos usuários de internet do estado. A rede de comunicação das polícias Civil e Militar, do Detran, do Corpo de Bombeiros e da CET estão fora do ar. Foram afetados ainda serviços do governo estadual e do Poupatempo.
Agências bancárias e casas lotéricas também estão com problemas. Segundo a Secretária de Segurança de São Paulo, algumas delegacias estão fazendo os boletins de ocorrência manualmente.
A Telefônica anunciou que uma “ocorrência técnica em alguns equipamentos está afetando parcialmente sua rede de transmissão de dados” desde a tarde de quarta-feira (2/7). A empresa não informou a estimativa de quando a situação deve ser normalizada e nem forneceu detalhes sobre o problema.
Segundo informações da rádio CBN, o problema aconteceu no roteamento da rede principal da Telefonica por onde passam dados de grandes empresas e governo e que faz a interligação dos sistemas de grandes cidades.
O Procon afirma que já notificou a Telefonica sobre a pane para prestar esclarecimentos. A empresa tem um dia para dizer o que causou o problema, o dia e a hora em que ele foi detectado, quem e quantos são os afetados. Além disso, o Procon também solicitou que a Telefonica informe quais serão as providências tomadas para reparação do problema e dos usuários.
Revista Consultor Jurídico, 3 de julho de 2008
A sua definição da Telecomica é perfeita, um boteco com alguns bilhões no bolso…
Já tive o (Des)prazer de trabalhar com uma das “poucas” terceirizadas, que fazia justamente o monitoramente da rede de alguns dos clientes da Telecomica e assino embaixo tudo o que você disse!
O pessoal da empresa até brincava dizendo que a Telefônica era somente um monte de contadores/cobradores, pois o resto é tudo terceirizado…
O pior de tudo é que várias das ferramentas de controle deles é descentralizada, um exemplo que eu tenho foi quando tive que fazer um “apanhado” de DataBases de vários sistemas de abertura de chamadas, que ao todo eram 3, para gerar um levantamento dos links de um determinado cliente.
A impressão que tive era que cada novo diretor pedia para ser criado um novo sistema de controle de chamadas que não se comunicava diretamente com o anterior, mas que usavam os dados dele.
Agora como que uma empresa consegue controlar corretamente o que acontece com os seus serviços no meio de uma zona dessa?
Tá aí o que acontece, m@#$a…
hahaha, muito boa essa história.
O ponto alto foi: “Se eu te der a senha do router você pode resolver o problema pra mim? ”
essa tal de telefónica deve ser um lixo mesmo!
Wow! Really! Wow!
Eu ja tive varios problemas com a Telemar e ela sempre esteve no topo da minha lista das empresas de telecomunicacao mais odiadas. Mas essa do “dita os comandos pra mim”… Da vontade de sacanear! 😛
BTW, nunca tive problemas com a Embratel.
Muito bom esse seu “anti-spam word”! 😀 So tem comida brasileira?
É triste mas é verdade. Já presenciei isso com outras companhias “telefônicas”.
Muito bom o relato. Terrível depender de empresas dessa laia… e duplamente: como consumidores, e como cidadãos.