Já falei várias vezes aqui que odeio a Telecômica Telefônica. Não só pela minha experiência como usuário residencial de telefone e adsl (speedy), mas também por já ter trabalhado no falecido ramo de corretagem de telefones e mais recentemente como cliente corporativo da Telefônica Empresas.

Eu senti na pele que a Telefônica é incompetente desde a simples linha telefônica até links de fibra L2L de 100Mb/s que utilzava para interconexão de um cliente entre São Paulo e o interior.

Essa última experiência, inclusive, foi o que bateu o martelo na minha opinião sobre a empresa: É um boteco com alguns bilhões no bolso.

Eu até entendo que um assinante de um speedy 256K tenha que esperar 24 ou 48 horas para ter seu problema resolvido, mas a Telefônica despertou minha ira ao deixar um link L2L fora do ar durante mais de 12 horas! E como a lei de Murphy é tão real quanto a lei da gravidade ficou fora do ar no pior momento possível.

Esse outage me fez sair da região de Campinas quase 3 horas da manhã e ir até São Paulo pra pegar o técnico da Telefônica na mãozinha e ensinar ele a fazer a bo*** do serviço dele.

Outra experiência “agradável” que me lembro foi quando o gerente de contas corporativo me deixou o telefone de contato do sujeito que ia ficar on-call durante uma atividade muito importante que tínhamos.

Uma das fases da atividade iria exigir uma mudança na rede MPLS da Telefônica e eu deveria ligar em algum momento da madrugada de sábado pra domingo pra pedir pro fulano executar a mudança.

Foi sensacional quando liguei e o cara (muito educado e disposto pra aquelas horas da madrugada, isso não posso negar) me perguntou: Escuta, amigo. Isso aqui que você tá pedindo pra eu fazer, você sabe como faz?

Me senti desafiado, já que imaginei que ele ia dizer algo como “não vou fazer isso não, porque isso, isso e aquilo”. Já respondi meio atravessado: “sei sim, porque?”.

Não sabia se ria ou chorava quando ele me responde: “Você pode me ditar os comandos então? Porque eu não faço a menor idéia”.

E ainda mais uma que não dá pra deixar passar: Depois de mais de uma semana com um erro de configuração em um roteador o gerente de contas me fala baixinho: “Se eu te der a senha do router você pode resolver o problema pra mim?”

Lógico, toca eu fazer o serviço da Telefônica de novo…

Mas quando eu contava essas histórias pra quem não tem convivência com Telefônica, muitas vezes a pessoa fazia aquela cara de “duvido”.

Bom… pra provar que eu não estou mentindo:

Pane na internet prejudica atendimento em serviços essenciais de SP

A pane na internet apresentada nesta quinta-feira (3) no Estado de São Paulo interfere em serviços essenciais para a população, como retirada de documentos, realização de boletins de ocorrência e até bancários. O problema ocorre em razão de uma falha técnica na rede da Telefônica, que prejudica os serviços de transmissão de dados oferecidos pela empresa.

A empresa afirma que técnicos estão trabalhando para diagnosticar as causas da falha e restabelecer o serviço, mas não soube informar quantos assinantes são afetados. Não há prazo para normalização do serviço….”

Vale a pena ler a reportagem inteira e os links associados. 😛

Bom… quem mora em São Paulo e tem serviço da Telefônica, eu só lamento. Mas eu estou fazendo a dancinha do “bem-feito! bem-feito”.