Tutoriais em formato Wiki

By | October 21, 2007

Para quem não sabe, eu tenho uma página com alguns tutoriais relacionados a software livre, como Squid, Qmail e Postfix.

Esses tutoriais nasceram como um repositório de informações que cacei pela internet e juntei pra mim mesmo, visto que vira e mexe precisava consultar estas informações. Fui lapidando eles, colocando algum texto entre uma linha de comando e outra e a qualidade deles foi melhorando.

Eventualmente um ou outro foi parar em páginas importantes, como br-linux e servindo como ajuda a muita gente que tinha as mesmas dúvidas que eu.

Fiz um pequeno tutorial sobre Squid, que “bombava” de gente consultando, pedindo pra acrescentar coisas e sugerindo mudanças. Foi incrementando até um ponto que ficou muito legal e popular.


Eis que surge então um email de uma editora nacional de livros técnicos pedindo se eu poderia escrever um guia de consulta rápida sobre Squid. Eu me empolguei com a idéia e comecei a escrever dia e noite e em aproximadamente 10 dias já tinha uma quantidade de texto e informações interessantes o suficiente para ser publicada. Entrei em contato com a editora e avisei que podiamos tocar o barco.

Infelizmente não entramos em um acordo sobre o contrato e o texto. Mais especificamente a editora queria que eu mandasse o texto por email, sem nenhum contrato assinado e sem nenhuma garantia para eles avaliarem a qualidade do texto e só então partirmos para as formalidades.

Eu, que sou meio desconfiado, não concordei e depois de ouvir uns desaforos do responsável pela editora cheguei a conclusão que não iria perder todo aquele trabalho e que se eu não ia ser pago de qualquer jeito, deveria disponibilizar o texto em formato de um novo tutorial/artigo sobre Squid, que chamei de Squid Ninja (pode me chamar de fanfarrão).

Este texto na época de seu lançamento estava bem completo e interessante e graças a ele estou até hoje na primeira ocorrência do termo Squid no Google para páginas no Brasil. Na época tive também o texto inserido na página oficial do Squid e alguns scripts que usei nele e para criá-lo serviram de desculpa para puxar assunto com o Aurélio e outras pessoas da comunidade open source.

Tive até mesmo a oportunidade de palestrar sobre Squid no CONISLI !

O grande problema, que me traz ao motivo deste post é que, devido ao meu trabalho e da correria do dia-a-dia, esta importante fonte de informações sobre o Squid em português foi ficando desatualizado e menos relevante para os dias atuais. Percebi também que minha imaturidade profissional na época em que escrevi este texto me levou a colocar muita coisa nele que não concordo mais hoje e que devo tirar sob pena de me envergonhar se não o fizer.

Diversas mudanças no engine da minha página durante os anos também me fizeram perder boa parte da formatação do texto, além de algumas imagens, cuja falta pode deixar a idéia sem ser entendida.

Mas agora finalmente coloquei a mão na massa de novo e adotei o formato Wiki, que permite a edição colaborativa de conteúdo, de forma que outras pessoas além de mim possam editar e melhorar o documento.

Se você conhece o formato MediaWiki e gostaria de me ajudar a atualizar estes tutorias, vá até lá e coloque a mão na massa! Mesmo não conhecendo o Squid é possível ajudar editando as seções, corrigindo links e melhorando o formato.

Quando este tutorial tiver finalmente sido completamente migrado para o formato Wiki eu irei substituí-lo na URL principal e começarei a portar o próximo.

Conto com a ajuda de vocês! 🙂

No tag for this post.

One thought on “Tutoriais em formato Wiki

Comments are closed.