Wifi é uma das 7 maravilhas do mundo moderno, mas falta consciência por parte dos usuário da tecnologia.

Não estou falando de empresa, onde a situação é completamente oposta, mas no caso de usuários domésticos eu penso que todo mundo deveria usar rede aberta, sem criptografia nem autenticação.

Esses dias andando por NY acabamos nos perdendo um pouco e um dos meus colegas tem um iPhone (que por sua vez tem Wifi) que poderia facilmente nos dar as indicações da localização através do Google Maps.

O problema é que ele não é assinante AT&T e sim da Rogers lá do Canadá e provavelmente ia deixar o salário do mês pra pagar a conta do roaming de transmissão de dados, então saímos caçando alguma rede wireless pra conectar. Foi ai que eu percebi como as pessoas são egoístas.

Conseguimos só uma rede aberta, mas o sinal estava tão fraco que nem deu pra ir Google Maps.

Redes fechadas, em compensação tinha umas 50, sem exagero. Não vou entrar aqui no mérito de se elas eram seguras ou não, visto que se uma rede é fechada, criptografada e autenticada é porque o dono não quer ninguém usando ela e devemos respeitar isso.

Mas fico imaginando quantos donos de redes fechadas como estas algum dia não estavam em trânsito e também precisaram de acesso internet e também não conseguiram.

Eu faço a minha parte. A rede lá de casa chama OPEN e não tem nenhum tipo de restrição.

E você? Compartilha seu Wifi?