Wifi. Você compartilha o seu?

By | February 26, 2008

Wifi é uma das 7 maravilhas do mundo moderno, mas falta consciência por parte dos usuário da tecnologia.

Não estou falando de empresa, onde a situação é completamente oposta, mas no caso de usuários domésticos eu penso que todo mundo deveria usar rede aberta, sem criptografia nem autenticação.

Esses dias andando por NY acabamos nos perdendo um pouco e um dos meus colegas tem um iPhone (que por sua vez tem Wifi) que poderia facilmente nos dar as indicações da localização através do Google Maps.

O problema é que ele não é assinante AT&T e sim da Rogers lá do Canadá e provavelmente ia deixar o salário do mês pra pagar a conta do roaming de transmissão de dados, então saímos caçando alguma rede wireless pra conectar. Foi ai que eu percebi como as pessoas são egoístas.

Conseguimos só uma rede aberta, mas o sinal estava tão fraco que nem deu pra ir Google Maps.

Redes fechadas, em compensação tinha umas 50, sem exagero. Não vou entrar aqui no mérito de se elas eram seguras ou não, visto que se uma rede é fechada, criptografada e autenticada é porque o dono não quer ninguém usando ela e devemos respeitar isso.

Mas fico imaginando quantos donos de redes fechadas como estas algum dia não estavam em trânsito e também precisaram de acesso internet e também não conseguiram.

Eu faço a minha parte. A rede lá de casa chama OPEN e não tem nenhum tipo de restrição.

E você? Compartilha seu Wifi?

7 thoughts on “Wifi. Você compartilha o seu?

  1. Nane

    Eu sou mestre em caçar redes abertas. Lá no Brasil eu sempre usava a de um vizinho mas aqui dá vontade de chorar porque eu pego o sinal, do meu quarto, de umas 10 redes diferentes e nenhuma delas é aberta. A notícia boa é que eu descobri uma, que pega bem o sinal na varanda do meu andar, que é aberta.
    Mas eu fico na dúvida, os “donos” do wifi são de algum modo prejudicados com isso? Por que as pessoas criam senhas então?

  2. Erivaldo Bastos

    Em relação à dúvida da Nane:

    O acesso à internet é feito através de um IP que tem
    o seu número registrado e teoricamente gravado em
    cada mensagem.

    Portanto, em tese, se houver uso
    indevido ou criminoso sendo descoberto o número do IP,
    então, o proprietário terá sérios problemas para se
    defender.

    Até explicar que a sua rede é aberta poderá ter sérios
    aborrecimentos.

    Essa é minha visão jurídica, que eventualmente será
    ratificada ou retificada, tanto pela Nane quanto pelo Eri.

  3. Alexandra

    Outro possível problema para o assinante é o fato de que muitos provedores têm limitado o volume de transmissão de dados por mês dependendo do tipo de conta. Teoricamente, um vizinho usando sua conta pra acessar a internet e baixar filmes e tal, poderia prejudicar bastante a pessoa que tem a conta…

    E a pessoa tem que saber como deixar o sinal aberto mas seus computadores incacessíveis para outras pessoas da rede…

  4. Chico

    Eri, eu acho que vcs deveriam deixar de ser mão de vacas e pagar o roaming para a Rogers.

    Tudo ficaria mais simples 🙂

    abraços

  5. Fernando Pedro

    Opa. Cara, pensando por este lado de se precisar você tem razão. Mas acho que pelo lado da segurança e pelo consumo de banda é complicado.
    Como moro em um prédio com 6 kitnets, nos associamos ao vizinho do outro lado da rua. Coloquei meu roteador wifi na casa dele e todos aqui e mais 2 vizinhos dele utilizam a mesma conexão. Mas a rede é fechada. Somente a gente. Não liberamos a outras pessoas.

  6. Julio Mauro

    Verme…

    Voce deixa aberto porque o custo de um link de internet é infinitamente menor no canadá do que no Brasil. Quero ver se voce voce iria deixar compartilhado o seu link de 512k que funciona male-male e que custa em torno de 90 reais por mês para a telefônica e mais 21 reais de provedor.

    Fiz um teste aqui no condominio em deixar aberto, mas limitado a 6K para “MAC”s que nao fossem os meus e chegou a ter 3 neguinhos pendurados.

    Brasileiro é folgado demais, se deixassemos aberto, ninguem mais assinaria Banda large e conseqüentemente não encontrariamos mais redes abertas, porque ficaria no “nao vou pagar porque acho uma aberta”

Comments are closed.