Pra esse ano novo eu resolvi fazer um update no meu home office, que vocês devem lembrar do último post que está num estado deplorável.

O ditado de que em casa de ferreiro o espeto é de pau é verdade. Aqui em casa a rede não passa nem perto do relógio suiço que é na empresa. Só tenho uma pasta compartilhada na rede, vira e mexe a esposa tem problemas de permissão copiando arquivos, a impressora não é compartilhada, os backups são manuais (quando eu lembro) e não tinha nada organizado em termos de storage.

Resolvi começar atacando o problema de storage e minha idéia inicial foi usar ZFS.

Peguei emprestado um HD externo na empresa (ah, sim… meu HD de backup não tem espaço para um backup full das minhas coisas), fiz aquele backup com capricho e mandei ver…

Comecei pensando em instalar o Debian/kFreeBSD, mas pensei: Pô… Se eu vou instalar FreeBSD vamos logo pras cabeças, né? Baixei FreeBSD 8.1 e comecei a instalar, mas logo de cara já deu aquela sensação ruim. A última vez que usei FreeBSD foi circa 2001 e logo de cara vi que o processo de instalação continua igualzinho! O bagulho não evoluiu uma vírgula em 10 anos. Começou mal.

Depois de instalado passei um bom tempo tentando configurar o X, sem sucesso. Verdade que tenho uma maldita nVidia, mas deveria funcionar com um driver genérico. Mas não rolou. Tudo bem, não preciso de X, vamos instalar outras coisas. Vou até o ports e instalo meia dúzia de coisas, mas outras que vou tentar só dão erro. Quer saber? Não sou masoquista não.

Vamos pro Debian/BSD então. Pra instalar com suporte a ZFS na partição root só usando o daily build do mini.iso. Beleza. Tem um mirror numa universidade aqui perto e o download é rápido pra cacete. Não vai ser o problema.

A instalação é linda, vai tudo bem até o final, dou boot no sistema, ZFS online, apt-get install comendo solto e coloco X pra funcionar num instante (ruim, mas funcionando). Ai o primeiro problema: Conecto meu HD externo e o meninão não reconhece EXT3… Só EXT2. :-\

Conecto o HD no meu notebook e começo um rsync via rede. Mesmo demorando uma eternidade as coisas vão indo bem e eu já penso: Bom… enquanto restaura vou brincar com as configurações. Essa pasta aqui eu vou compartilhar na rede e…

WTF? Como assim? Não posso compartilhar meus volumes ZFS? E só descubro isso umas 2 horas depois de tudo instalado e com metade dos backups restaurados?

Quer saber, vocês vão tudo praquele lugar. Eu vou instalar OpenIndiana mesmo. Mais 30 minutos de download, gravar DVD, boot… boot? Nem boot deu no meu PC. TAQUEO!

Nesse momento eu desisti. Chega. Sofrimento tem limites. Bora baixar Ubuntu 10.10 e usar Btrfs mesmo…